segunda-feira, 12 de maio de 2008

O AJUSTAMENTO AO MUNDO

A distinção entre diferentes direcções de ajustamento, igualmente oriunda da teoria dos actos de fala, será transposta para os actos Intencionais. Supõe-se que os membros da classe assertiva de actos de fala - enunciados, descrições, asserções, etc. - se adequam, de alguma maneira, a um mundo de existência independente; e é na medida em que o fazem ou não, que dizemos que são verdadeiros ou falsos. Mas os membros da classe directiva de actos de fala - ordens, comandos, solicitações, etc. - e os membros da classe comissiva - promessas, juramentos, votos, etc. - não são supostos ajustarem-se a uma realidade de existência independente. Supõe-se sim que produzam mudanças no mundo para que o mundo se ajuste ao conteúdo proposicional do acto de fala; e na medida em que o fazem ou não, não dizemos que são verdadeiros ou falsos, mas sim, que são obedecidos ou desobedecidos, cumpridos, acedidos, mantidos ou quebrados. Assinalo esta distinção dizendo que a classe assertiva tem a direcção de ajustamento palavra-mundo e que as classes comissiva e directiva têm a direcção de ajustamento mundo-palavra. Se o enunciado não é verdadeiro, é ele que falha, não o mundo; se a ordem é desobedecida ou a promessa quebrada, não é a ordem ou a promessa que falham, mas o mundo, na pessoa daquele que desobedece ou que quebra a promessa. Intuitivamente, podemos dizer que a ideia de direcção de ajustamento é a da responsabilidade pelo ajustamento. Se o enunciado é falso, é o enunciado que está em falta (direcção de ajustamento palavra-mundo). Se a promessa é quebrada, é falha daquele que prometeu (direcção de ajustamento mundo-palavra). Existem também casos nulos, em que não há qualquer direcção de ajustamento. Se eu pedir desculpas por ter insultado alguém ou felicitar alguém por ter ganho o prémio, então, embora eu de facto pressuponha a verdade da proposição expressa, que insultei esse alguém, que esse alguém ganhou o prémio, o intuito do acto de fala não é asseverar esssas proposições nem ordenar que se cumpram os actos por elas nomeados, mas antes expressar a minha tristeza ou o meu prazer em relação ao estado de coisas especificado no conteúdo proposicional, cuja verdade pressuponho.
SEARLE, John, Intencionalidade - um ensaio de filosofia da mente, 1999. Lisboa: Relógio D'Água Publicações, pp. 28-29.

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