sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A POSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO



Será que sabemos o que julgamos saber? Muitas vezes descobrimos que uma coisa que pensávamos que sabíamos afinal era uma ilusão ou um engano nosso. Por exemplo, pensávamos que eram cinco horas da tarde quando afinal já eram seis e meia. Como poderemos então distinguir o que sabemos realmente do que apenas pensamos – erradamente – que sabemos? Para mostrar que uma crença, além de verdadeira, é realmente conhecimento, é necessário mostrar que essa crença está justificada. E este é o problema da possibilidade do conhecimento. Será possível justificar as crenças que pensamos que constituem conhecimento?

Este problema é também conhecido como o problema do cepticismo, uma vez que a ideia de que as nossas crenças, além de verdadeiras estão justificadas é posta em causa pelos cépticos, que alegam haver sempre boas razões para duvidarmos de tudo. Há, assim, dois caminhos a seguir para responder à pergunta anterior:
§  Defender que não, mostrando por que razão as nossas crenças, ainda que verdadeiras, não podem ser adequadamente justificadas – o caminho seguido pelos cépticos:
§  Defender que, em certos casos, sim, mostrando de que modo as nossas crenças, além de verdadeiras, podem estar adequadamente justificadas.
Os cépticos alegam que, se examinarmos bem as nossas crenças, encontraremos sempre boas razões para duvidar delas e das justificações apresentadas. Sendo assim, há condições necessárias para o conhecimento, nomeadamente a justificação, que nunca chegam a ser devidamente satisfeitas.
Os cépticos apresentam três linhas principais de argumentação contra a possibilidade do conhecimento, com base o seguinte:
1.    Diferenças de opiniões, mesmo entre as pessoas mais conhecedoras dos assuntos em causa;
2.    Ilusões e diferenças perceptivas;
3.    Regressão infinita na justificação das nossas crenças.
Os cépticos radicais defendem que devemos suspender o juiz em relação a todas as crenças. Chama-se “cepticismo pirrónico” a este tipo de cepticismo, por se inspirar nas ideias defendidas por Pirro de Élis (c. 360-272 a. C.), o fundador do cepticismo grego. Mas há um tipo de cepticismo mais moderado que limita o seu âmbito apenas a certo tipo de crenças; por exemplo, crenças acerca da existência do mundo exterior, de outras mentes ou de Deus, da justificação da indução, da objectividade da ética ou da estética, etc.
Por vezes, opõe-se o cepticismo ao dogmatismo. Mas esta terminologia é tendenciosa. Uma pessoa é dogmática quando aceita crenças sem qualquer justificação e se recusa a avaliar criticamente as suas crenças. Daí que nenhum filósofo – ainda que não seja céptico – aceite ser descrito como dogmático, pelo que o dogmatismo não existe enquanto corrente ou teoria filosófica. Sexto Empírico, por exemplo, chama dogmáticos àqueles que defendem que o conhecimento é possível e considera que quem não é céptico tem crenças injustificadas. Crença que naturalmente, não é aceite por quem não é céptico.
Quem responde que o conhecimento é possível não está comprometido coma ideia radical e potencialmente dogmática de que sabemos sempre o que julgamos saber, pois pode admitis que muitas das nossas crenças podem ser falsas ou carecer de justificação. Mas entende que é possível justificar satisfatoriamente algumas das nossas crenças.
ALMEIA, Aires e MURCHO, Desidério orgs., Problemas de Filosofia 2006. Lisboa: Plátano Editora, pp. 212-213
TAREFA: Explicite em que consiste o problema da possibilidade do conhecimento. (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)

13 comentários:

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em questionar o mesmo, o que significa que a própria problematização do conhecimento implica também questionar o valor dos conhecimentos humanos, ou seja, indagar sobre os critérios que permitem reconhecer uni conhecimento como verdadeiro. Foram criadas várias questões acerca disto á qual os filósofos foram respondendo de modos diferentes, dando origem a diferentes concepções teóricas, das quais se destacam duas teorias opostas: uma afirmativa - o Dogmatismo -, e outra negativa - o Cepticismo.

Sónia Ribeiro 11ºD Nº18

Anónimo disse...

o problema da possibilidade do conhecimento consiste em questionarmos o nosso conhecimento.questionarmos as nossas crenças apesar de estas serem justificadas.

Anónimo disse...

assinado catarina silva 11ºD

Anónimo disse...

O problema da possibilidade conhecimento, coloca a questão:
poderá o sujeito realmente conhecer o objecto, ou será o conhecimento apenas uma ilusão humana?
Pedro Silva nº14 11ºD

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em nos questionarmos. Por vezes, julgamos que sabemos algo e no fundo é apenas uma ilusão. O problema da possibilidade do conhecimento é mostrarmos que para além de uma crença ser verdadeira temos de mostrar que essa mesma está justificada. O céptico não nega que temos crenças e até está disposto a aceitar que algumas crenças possam ser verdadeiras, contudo, o que o céptico coloca em causa é que as nossas crenças apesar de serem verdadeiras tem de estar justificadas. Sendo assim a justificação é uma condição necessária para o conhecimento. Contudo, a teoria dogmática consiste em aceitar as crenças sem qualquer justificação e em recusar que avaliem criticamente as suas crenças. Sendo esta teoria o oposto da teoria do cepticismo.
Tânia Costa 11ºD nº20

Fábio Martins disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em tentar responder à seguinte questão: Será possível justificar as crenças que pensamos que constituem conhecimento?
Na tentativa de resposta destacam-se duas teorias: o Dogmatismo, que responde positivamente à questão e o ceticismo que responde negativamente.

Fábio Laranjeira Nº11 11ºD

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em nos questionarmos a nos proprios sobre o nosso conhecimento. Muitas das vezes julgamos que sabemos algo, mas esse algo não passa de uma mera ilusão.

Cristina Duarte nº6 11ºD

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em nos questionarmos se realmete sabemos o que julgamos saber. Para alé de uma crença ser verdadeira temos que mostrar que essa mesma está devidamente justificada.
Este problema é questionado pelos filósofos que defendem o cepticismo, para eles não é possível haver conhecimento, principalmente porque podemos ter um infinito de justificações para uma crença mesmo sendo verdadeira. Por outro lado temos o dogmatismo, são assim considerados aqueles que defendem que o conhecimento é possível, mesmo que muitas das nossas crenças podem ser falsas ou necessitar de justificação, entendem que é possivel justificar satisfatoriamente algumas das nossas crenças.
Flávia Santos nº8 11ºD

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em questionar-mo-nos sobre o nosso conhecimento. Por vezes, julgamos que sabemos algo, mas esse algo não passa de uma crença.


Inês Ferreira 11ºD nº10

silvia disse...

O problema da possibilidade do conhecimento, é questionarmos se as nossas crenças são justificadas. Para uma crença ser verdadeira tem de estar devidamente justificada.
Este problema é questionado pelos defendem o cepticismo, para eles não é possível haver conhecimento, principalmente porque podemos ter um infinito de justificações para uma crença mesmo sendo verdadeira. Para alem do cepticismo temos o dogmatismo, que são assim considerados aqueles que defendem que o conhecimento é possível, mesmo que muitas das nossas crenças podem ser falsas ou necessitar de justificação. Sílvia Sousa

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em tentar responder à seguinte questão: Será possível justificar as crenças que pensamos que constituem conhecimento?
Na tentativa de resposta destacam-se duas teorias: o Dogmatismo, que responde positivamente à questão e o ceticismo que responde negativamente

Carolina Almeida nº4 11º D

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em questionar-mo-nos. Porque, por vezes pensamos que sabemos algo, mas isso não passa de uma ilusão. Para além de uma crença verdadeira, temos que ter uma crença justificada.O céptico diz-nos que as nossas crenças apesar de serem verdadeiras têm de estar justificadas. O dogmático aceita as crenças sem ser necessário ter justificação.

Andreia Santos, Nº2 11ºD

Anónimo disse...

O problema da possibilidade do conhecimento consiste em tentar responder à seguinte questão: Será possível justificar as crenças que pensamos que constituem conhecimento?
Na tentativa de resposta destacam-se duas teorias: o Dogmatismo, que responde positivamente à questão e o ceticismo que responde negativamente.
Mariana Pereira nº12 11ºD