quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Determinismo e liberdade na acção humana

Determinismo, livre-arbítrio e ainda a responsabilidade moral. Irei basear-me no filme “Rope” de Alfred Hitchcock para poder falar sobre estes três conceitos. Este filme fala de dois jovens que decidem matar um colega para poderem pôr em prática aquilo que tinham aprendido nas aulas de um dos seus professores, querendo mostrar assim que eram seres superiores pertencendo a uma minoria de seres que vivem acima dos conceitos morais. Para isto decidiram cometer o crime perfeito.
Comecemos então pelo conceito de livre-arbítrio. No filme, quando os dois rapazes decidem matar o seu colega, para porem em prática o que tinham aprendido nas aulas, dá-nos a ideia de que tanto o poderiam ter feito como simplesmente poderiam ter decidido não o fazer. Eles tinham liberdade de escolha. Não tinham ninguém a obrigá-los a fazerem isso, nem nada lhes aconteceria caso não tivessem feito, logo foram livres de o fazer, tiveram livre-arbítrio.
  "A liberdade de escolha deve ser mais valorizada que qualquer bem que a terra possa dar." (David O. Mckay).
 O livre arbítrio é a capacidade de decidir em liberdade, é a capacidade para fazer o que quisermos (mas sempre dentro do possível, por exemplo, não podemos decidir fazer explodir um vulcão!), mantendo-nos sempre dentro da responsabilidade moral.
Vejamos então por outro prisma, pegando no mesmo exemplo, o facto de eles terem decidido matar o rapaz, já estava determinado pelas condicionantes histórico-culturais (são factores que influenciam a personalidade das pessoas e portanto o modo como agem), visto que lhes foi ensinado pelo próprio professor. Tiveram então uma pré-disposição para aceitarem a ideia do assassínio, considerando-se seres superiores, em que os conceitos do bem e do mal não se aplicavam a seres intelectualmente superiores. Afinal a personalidade das pessoas é influenciada não só pelo meio social em que vivem mas também por uma sequência de causas e efeitos que já estão determinados tal como diz a ciência. A causa de eles terem morto o colega, foi devido à educação que tiveram e, consequentemente causou o arrependimento do próprio professor. Vemos então que já estavam determinados a fazê-lo!
Agora podemos fazer a ligação entre estes dois conceitos, o determinismo diz que tudo está causalmente determinado, e o livre-arbítrio diz que temos total poder de escolha. Mas, se tudo está determinado, não podemos ser moralmente responsáveis, visto que, por exemplo, se eu estou determinada a tomar uma decisão, mesmo sabendo que essa decisão poderá prejudicar outras pessoas, eu não posso ser moralmente responsável, visto que já estava determinado, eu não poderia ter tomado outra decisão. Mas, o libertismo afirma que temos total liberdade de escolha, logo, já somos moralmente responsáveis. Normalmente, na nossa sociedade as pessoas são sempre avaliadas/julgadas pelos seus actos, mas para podermos ser julgados, temos de ter responsabilidade moral, e para tal temos de ter livre-arbítrio. Visto que só posso ser moralmente responsável se tiver tido opção de escolha. O que justifica o seguinte argumento:
 “Se o determinista radical tiver razão, não temos livre-arbítrio.
Mas se não temos livre-arbítrio, não poderemos ser moralmente responsáveis.
E se não formos moralmente responsáveis, não poderemos ser castigados.
Ora, é absurdo defender que não podemos ser castigados.
Logo, o determinismo radical é falso.”
No filme podemos ver que os jovens não são moralmente responsáveis, pois se eles estavam determinados e sobretudo influenciados pelas condicionantes histórico-culturais não podem ser moralmente responsáveis! Como foi dito anteriormente, só podemos ser moralmente responsáveis caso tenhamos escolha, porque eu não posso ser culpada por algo que não pude escolher. E no filme, os rapazes estavam causalmente determinados, logo não podem ser moralmente responsáveis!

Livre-arbítrio : “Age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha” (Descartes)
Responsabilidade moral: "A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade." (Eleanor Roosevelt)
Determinismo : “Determinismo é o acto de não ter personalidade própria.” (Carlindo Fialho)

Roxanne Correia 10º C

Sem comentários: