sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PARA QUE SERVE ARGUMENTAR?

Algumas pessoas pensam que argumentar é apenas expor os seus preconceitos de uma forma nova. É por isso que muita gente considera que argumentar é desagradável e inútil, confundindo argumentar com discutir. Dizemos por vezes que discutir é uma espécie de luta verbal. Contudo, argumentar não é nada disso.
Neste livro “argumentar” quer dizer oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Neste livro argumentar não é apenas a afirmação de determinado ponto de vista nem uma discussão. Os argumentos são tentativas de sustentar certos pontos de vista com razões. Neste sentido, os argumentos não são inúteis; na verdade, são essenciais.
Os argumentos são essenciais, em primeiro lugar, porque constituem uma forma de tentarmos descobrir quais os melhores pontos de vista. Nem todos os pontos de vista são iguais. Algumas conclusões podem ser defendidas com boas razões e outras com razões menos boas. No entanto, não sabemos na maioria das vezes quais são as melhores conclusões. Precisamos, por isso, de apresentar argumentos para sustentar diferentes conclusões e, depois, avaliar tais argumentos para ver se são realmente bons.
Neste sentido, um argumento é uma forma de investigação. Alguns filósofos e activistas argumentaram, por exemplo, que criar animais só para produzir carne causa um sofrimento imenso aos animais e que, portanto, é injustificado e imoral. Será que têm razão? Não podemos decidir consultando os nossos preconceitos. Estão envolvidas muitas questões. Por exemplo, temos obrigações morais para com outras espécies ou o sofrimento humano é o único realmente mau? Podem os seres humanos viver realmente bem sem carne? Alguns vegetarianos vivem até idades muito avançadas. Será que este facto mostra que as dietas vegetarianas são mais saudáveis? Ou será irrelevante, tendo em conta que alguns não vegetarianos também vivem até idades muito avançadas? Terão as pessoas mais saudáveis tendência para se tornarem vegetarianas, ao contrário das outras? Todas estas questões têm de ser apreciadas cuidadosamente, e as respostas não são a partida, óbvias.
Os argumentos também são essenciais por outra razão. Uma vez chegados a uma conclusão baseada em boas razões, os argumentos são a forma pela qual a explicamos e defendemos. Um bom argumento não se limita a repetir as conclusões. Em vez disso, oferece razões e dados suficientes para que as outras pessoas possam formar a sua própria opinião. Se o leitor ficar convencido de que realmente devemos mudar a forma como criamos e usamos os animais, por exemplo, terá de usar argumentos para explicar como chegou a essa conclusão: é assim que convencer á as outras pessoas. Ofereça as razões e os dados que o convenceram a si. Ter opiniões fortes não é um erro. O erro é não ter mais nada.
WESTON, Anthony, A Arte de Argumentar, 2005, 2ª edição. Lisboa: Edições Gradiva, pp. 13-15

Para que serve argumentar? Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.

33 comentários:

Carlos Miguel 10ºC Nº7 disse...

No meu ponto de vista, o acto de argumentar pode ser aplicado para defender as nossas ideias/ideais...

Quer queira-mos quer não, argumenta-mos no nosso dia-a-dia, Argumentar é por isso um pouco como a filosofia, inevitavél...

Roxanne, 10ºC, nº19 disse...

Argumentar serve para pudermos defender as nossas ideias. Para pudermos convencer o outro de que aquilo que estamos a defender é verdadeiro. Para isso basta argumentar, mas claro de forma correcta.

Tiago Tojal disse...

Para mim argumentar serve para tirarmos partido das nossas ideias e arranjarmos argumentos para defender as conclusoes a que chegamos.

Cristiana (10ºA - nº7) disse...

Um argumento é essencialmente a nossa defesa em relação ao que pensamos e ao que achamos que está correcto. Felizmente todas as pessoas têm um pensamento pessoal, têm uma maneira de ver as soluções diferentes de todas as outras, e, por isso, é tão importante cada pessoa argumentar, para haver uma enorme diversidade de argumentos. Como cita o texto, os argumentos são a forma pela qual explicamos e defendemos as nossas ideias.
Para que serviria uma ideia brilhante de alguém, se esse alguém não soubesse justificar, e por isso argumentar, a sua ideia? Será que alguém iria acreditar nessa pessoa? Será que íamos saber no que a pessoa se fundamentou para segurar a sua ideia?
Não saberíamos as razões da pessoa pensar assim, e por isso o mais provável era ninguém ficar convencido e esquecer simplesmente a sua ideia. Por isso é necessário a pessoa reflectir e construir um argumento, com base no que a levou a defender uma determinada ideia, expressando a sua própria opinião. Aí sim, essa pessoa seria recompensada. Nunca se sabe ao certo se o argumento é válido ou não, contudo, quer o argumento fosse rejeitado, quer não tenha sido o mais adequado no ponto de vista da pessoa, esta obteria mais conhecimentos e poderia mesmo entender e enquadar-se mais noutros argumentos. E, por isso mesmo, argumentar não serve apenas para defender a nossa opinião, mas olhar para um ideal e olhá-lo com outros olhos, moldando o nosso pensamento e investigar até mais de si próprio, buscando sempre a lógica das coisas e interrogando-nos, tal como na questão das crenças.

Anónimo disse...

Argumentar é defender as nossas ideias, e tentar chegar a razão defendendo sempre o nosso ideal .
Argumentar não é discutir como pensam, argumentar é saber falar, e não gritar. Estamos sempre a argumentar , a defender o que achamos que esta mais correcto e que por vezes são preconceitos. Argumentar é filosofar .
Ana cruz nº1 10ºc

Sara Oliveira, nº21, 10ºC disse...

Argumentar é uma forma de defender ideias.
Para isso temos de usar argumentos verdadeiros que sustentem as nossas ideias, para que os outros concordem com os nossos ideias/pensamentos.

Ricardo Silva Nº18 10ºC disse...

Na minha opinião argumentar é apoiar ou dar razões, fundamentadas, a favor das ideias que defendemos.
Ao argumentarmos estamos a fazer filosofia pois sendo a filosofia inevitavel, a argumentação tambem o é porque em qualquer ideia que estejamos a tentar explicar, tamos a argumentar.

Daniela (10ºA/nº8) disse...

Argumentar é muito mais do que expor os preconceitos de uma nova forma, é defendermos as nossas ideias, explicarmos porque achamos aquilo, porque dissemos aquilo, de maneira a que as outras pessoas percebam porque o dissemos.
È a maneira de discutir, onde se apresentam e contrapõem razões que, através do raciocínio lógico, levam a uma conclusão.

InêsMouta 10D n11 disse...

Para mim um argumente utiliza.se para proteger/autentificar a nossa opiniao/conclusao em relaçao a assuntos qe somos abrigados a reflectir.

argumentamos para convencer o proximo qe a nossa opiniao e a correcta.

Unknown disse...

Argumentar, na minha opinião, serve para defendermos aquilo que pensamos para mostrarmos aos outros no quê que nos baseamos para pensar daquela forma sobre determinado assunto. No fundo argumentar serve para justificarmos claramente as nossas ideias, e tal como o texto do Anthony refere, argumentar não é discutir, argumentar é defender uma ideia.
Penso que é isto.

Júlia (10ºA, nº14) disse...

Argumentar é não só demonstrar o nosso ponto de vista sobre determinada ideia recorrendo a factos que a provem e que sejam verdadeiros (premissas verdadeiras) mas também serve para treinar o raciocínio lógico, pondo-nos a reflectir mais e melhor sobre o que nos rodeia, e ajuda-nos a discutir ideias até que apenas reste a verdade e todas as ideias sem lógica e sem argumentos desapareçam.

Luís Ramos disse...

Para mim argumentar ser serve para defender as nossas próprias ideias, explicá-las ás outras pessoas. Eu penso que nós no nosso dia a dia estamos quase sempre a argumentar quando falamos para as outras pessoas.

Bruno Francisco Lima Nº4 10ºC disse...

De facto,como diz no texto, muitas pessoas pensam que argumentar é apenas discutir. No meu ponto de vista, argumentar não é isso, nem serve apenas para isso. Serve para defender os nossos ideais, apoiando-nos em razoes que pensamos verdadeiras embora que por vezes não o sejam. Mas mesmo que isto se verifique,se soubermos argumentar conseguiremos defender a nossa ideia até ao fim. Eu penso que na disciplina de filosofia a argumentação é indispensável

Paula Nº15 10ºC disse...

Argumentar não é apenas a afirmação de determinado ponto de vista nem uma discussão, é tentar defender e explicar as nossas ideias.
Nós no nosso dia-a-dia utilizamos frequentemente a argumentação, tal como a filosofia.

Tatiana disse...

Para mim argumentar, não é de facto discutir. Argumentar, é sim defender as nossas próprias ideias, fazer com que quem discorda da nossa opinião/ideias possa ter razões para pelo menos as ponderar.
Argumentar é essencial para defender o nosso ponto de vista, uma vez que não basta defender só por defender, é preciso ter dados que apoie as nossas opiniões.
Mesmo que as pessoas não queiram argumentar as suas opiniões, argumentam-nas mais tarde ou mais cedo, por isto ou porque aquilo.
Mesmo sem querer o ser humano tem uma forte tendência para argumentar ou pedir argumentos, o que só demonstra que argumentar tem uma grande importância no nosso dia-a-dia.

Tatiana Raquel Pereira nº22 10ºC

carina coelho disse...

Como é referido no texto, muitas pessoas pensam que argumentar é discutir. Para mim, argumentar é expor as nossas ideias e de, alguma forma, defende-las. O argumento está sempre no nosso quotidiano, já que ao longo do dia vamo-nos confrontando com situações em que damos as nossas ideias, quer na escola, no trabalho, em casa, etc.
Assim, eu acho que argumentar não é só discutir, muito pelo contrário.

Carina Coelho nº5 10ºC

José Alexandre Teixeira disse...

Argumentar serve para "trocar" ideias, normalmente as pessoas pensam que argumentar é sinónimo de discutir, contudo estão erradas.
Argumentar é uma tentativa de dar pontos de vista, ou razões que possam sustentar uma teoria. Os argumentos das pessoas podem variar, pois o ponto de vista nem sempre é o mesmo. De modo que argumentar é uma maneira de pôr em causa variados preconceitos. Também uma vez chegados a uma conclusão baseada em boas razões, os argumentos são a forma pela qual a explicamos e defendemos.

-José Alexandre Teixeira nº11 10ºC

Nuno nº14 10ºC disse...

Como o texto exprime, argumentar não se trata apenas de discutir, nem é desagráve ou inútil. Na verdade, argumentar serve para explicar e defender ideias ou pensamentos. Assim, os argumentos são tentativas de confirmar diversos pontos de vista com razões, que por vezes são boas ou más. Visto que a argumentação está presente na vida quotiana, pois estamos frequentemente a defender e explicar ideias, a filosofia também.

JOAO ROSA 10ºD disse...

Argumentar serve para defendermos algo em que acreditamos ou que queremos.
por exemplo se quisermos uns ténis novos mas os nossos pais não acharem que precisamos, temos de argumentar de forma credível para alcançar o que queremos

Anónimo disse...

No meu ponto de vista argumentar é muito importante pois ao argumentar ta-se a defender tonar mais sólidas as nossas ideias.

Anónimo disse...

Argumentar, tal como o Miguel referiu faz parte do nosso dia-a-dia. E sim, é inevitável, assim como a Filosofia. Pois saber argumentar é saber Filosofar.
Ainda hoje, enquanto assistíamos ao filme durante a aula, houve uma parte, em que um dos jurados (que defendia que o acusado devia ser declarado culpado) dizia que os outros não tinham razão porque o "velho" (testemunha), tinha visto o rapaz a fugir, e que ele é que tinha morto o próprio pai.. Os outros jurados afirmavam que o velho não era testemunha, mas que o julgava ser, pois era uma pessoal solitária, e carente de atenção, e houve uma altura em que o próprio homem afirmou que o velho não tinha condições para afirmar o que quer que fosse. Ou seja, ele sem querer acabou por dar razão aos seus parceiros, que o conseguiram ao argumentar os seus pontos de vista e conseguindo fazer com que o outro homem (que era muito casmurro e não queria dar o braço a torcer) acabasse por concordar com eles, mesmo contra a sua própria vontade!! :)

Sara Fernandes n.º20 10.ºC

Anónimo disse...

Para mim, o acto de argumentar consiste em defender o que pensamos, ou seja, as nossas próprias ideias, sem as argumentações nós não conseguimos provar se estamos certos ou errados, pois nós mesmos não conseguimos explicar aquilo que achamos o mais sensato.
As argumentações não são inúteis, até bem pelo contrário, pois, até sem nos apercebermos nós utilizamos as argumentações diariamente para fundamentar/defender os nossos raciocínios;
-por exemplo, estamos com os nossos amigos a discutir um certo tema, e, nem todos pensamos da mesma forma, e cada um tenta defender aquilo em que acredita, para isso, cada um de nós terá de recorrer ás argumentações para demonstrar aos outros de que é a sua forma de pensar que é a mais correcta.

Alexandr Ostrovschii nº1 10ºA

Carla Duarte disse...

Para mim argumentar é defender as nossas ideias. nós estamos constantemente a argumentar mesmo sem nos apercebermos. Argumentar e como a filosofia , inevitável não lhe conseguimos escapar.

Anónimo disse...

Um argumento é um recurso para convencer alguém acerca do nosso ponto de vista, no sentido de lhe abrir portas a uma outra opinião. Não tem somente como finalidade a de tomar como certa uma única vertente sobre o assunto em causa, mas também a de clarificar o próximo acerca de outros pontos de vista que, muitas vezes, levam à evolução do próprio pensamento. Tomemos como exemplo um filósofo: se este estiver receptivo a novas ideias, argumentos diferentes dos idealizados por ele, porá em causa todo o conhecimento que já adquiriu acerca de determinado assunto, quando confrontado com novas e diferentes opiniões, considerando, desde aí, com outra perspectiva (mais ampla) todas as posteriores achegas acerca do assunto em causa. Poderá, eventualmente, modificar a sua opinião, por concluir que os argumentos que lhe foram apresentados posteriormente eram mais viáveis que os seus (tomados como certos, anteriormente), ou que se identificavam mais com os seus ideais.
Margarida Silva, nº4, 10ºA

Marco Martins 10ºB Nº16 disse...

Para mim argumentar é um conjunto de palavras que serve para nos defender-mos a nós e ás nossas ideias.

Anónimo disse...

Para mim argumentar é muito importante porque para defender-mos as nossas ideias é necessário argumenta-las de fora lógica e clara.
Argumentar é essencial pois nós todos os dias estamos a defender .

Carolina Almeida nº9 10ºc

Carolina Siva nº8 10ºC disse...

O acto de argumentar esta sempre presente no nosso dia-a-dia, mesmo que não o queremos fazer, temos sempre que utiliza-lo para defender idias que propomos, causas, etc.
Por isso, não vale a pena fugir à filosofia que estaremos sempre a utilizala...

Anónimo disse...

argumentar é muito importante, principalmente para defender ideias que nós próprios temos, não devemos defender certas ideias sem saber como argumentar sobre elas.

Ana Rita Almeida nº2 10ºC

Anónimo disse...

Para que serve argumentar?
Argumentar serve de alguma forma para conseguirmos justificar as nossas acções e os nossos pontos de vista. É uma das formas através da qual explicamos/justificamos e defendemos as nossas ideias e os nossos pontos de vista. Para que serviria uma ideia brilhante de alguém se esse mesmo alguém não soubesse justificar essa ideia? Como és que as pessoas iriam acreditar nele? É preciso argumentar para que as nossas ideias e pontos de vista sejam credíveis aos olhos de outras pessoas. Argumentar não é discutir, ao contrário do que se pensa, argumentar é mostrarmos motivos para estarmos a defender certo assunto, e através da nossa própria opinião, justificarmos aquilo em que acreditamos. Argumentamos diariamente mesmo sem nos apercebermos, ao justificarmos porque defendemos os homossexuais, os direitos dos animais, a paz no mundo, etc; estamos a dar a nossa própria opinião e estamos a filosofia, pois argumentar faz parte da filosofia. E antes de conhecermos esta área já filosofávamos sem o saber o que é extraordinário.

Anónimo disse...

Sinceramente, acho que a publicação do anónimo do dia 22 de Novembro de 2015 às 18:57, é o melhor comentário, pois é onde está explicito tudo o que precisamos de saber, às outras pessoas que tentaram escrever comentários, para fazerem a sua própria definição do que é argumentar, ponham os olhos neste comentário, que é o que possui a escrita mais correta, às outras pessoas que tentaram, muitos parabéns mas lamento decepcionar-vos, ainda têm muito que trabalhar para chegarem aos calcanhares deste texto, muitos parabéns à pessoa que o escreveu, tens muito jeito, continua a escrever pois possivelmente podes ter uma carreira no ramo da escrita pois realmente tens imenso talento.
Beijinhos e olha, vê lá se pões mais textos dessa qualidade, pois já estou farta de ver pessoas a dar pontapés na gramática, sem saberem falar a sua própria língua.
Não estou de maneira nenhuma a ofender ninguém, mas pratiquem a escrita e as palavras, é um conselho que vos dou do coração kiss kiss

Anónimo disse...

Obrigada, seja lá quem és. Eu desde pequena que quero ser escritora. E é meu hábito escrever textos e poemas. Adoro poesia. Adoro ler e escrever textos.
Mas não desprezes as outras pessoas, apesar de não conseguirem escrever tão bem, esforçam-se e é isso que importa.
Obrigada, a sério, eu utilizei mais ou menos esse texto que fiz, num dos meus testes de Filosofia, e espero mesmo que consiga sucesso, se um dia escrever algum livro, queria ser reconhecida como escritora, é um dos meus maiores sonhos.
Mas há uma coisa que disseste que fez muito sentido, querem escrever melhor? Pratiquem, façam textos, escrevam muito, usem a vossa imaginação e criatividade pois só assim uma boa história vai surgir
Obrigada mais uma vez, pelo elogio, e se escrever um livro, tu vais ser uma dessas pessoas que me inspiraram mesmo sem te conhecer, obrigada por este elogio, é um pequeno empurrão para não desistir deste sonho. Obrigada!

Anónimo disse...

Os outros textos tb não estão maus, sabes escrever, parabéns, espero que tenhas sucesso no ramo da escrita, mas não digas que as outras pessoas não escrevem bem, eu estive a lêr todos os comentários, e alguns estão escritos muito bem. Não és o/a melhor, podes ter jeito, mas as outras pessoas tb escrevem bem

Anónimo disse...

Calma aí, eu não disse que os outros textos estavam maus, eu dei um conselho para todas as pessoas em geral, que querem escrever melhor, sem erros de ortografia e com um discurso coerente, ninguém está aqui a acusar ninguém. Simplesmente, eu disse que se quiserem escrever melhor, o método mais eficaz é escrever, escrever, escrever. Posso, não ser a melhor escritora do mundo, mas escrevo porque gosto e porque é isso que quero fazer. De uma forma indirecta, estás a chamar-me convencida e a dizer que eu estou a desprezar as outras pessoas e o que elas escreveram e não é isso. E se leres com atenção o comentário que eu postei, o que provavelmente não aconteceu, eu disse: "não desprezes as outras pessoas, apesar de não conseguirem escrever tão bem, esforçam-se e é isso que importa". Eu só disse isso, para responder ao comentário de cima. Sim, os outros textos tb estão escritos bem, e eu nunca disse o contrário, fica bem :)