terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que é estudar filosofia?

A filosofia é diferente de muitas outras disciplinas das Letras porque para estudar filosofia é necessário fazer filosofia. Para ser um historiador de arte, não é necessário pintar; para estudar poesia, não é necessário ser um poeta; e podemos estudar música sem tocar um instrumento. Contudo, para estudar filosofia é necessário que nos entreguemos à argumentação filosófica (argumentar é apresentar razões ou indícios que conduzem a uma conclusão). Não se trata de operar ao nível dos grandes filósofos do passado; mas quando se estuda filosofia faz-se o mesmo tipo de coisa que eles fizeram. Podemos jogar futebol sem chegar ao nível do Pelé, e podemos obter muita satisfação intelectual filosofando sem a originalidade ou o brilhantismo de Wittgenstein. Mas em ambos os casos será necessário desenvolver algumas das competências usadas pelos grandes praticantes. Essa é uma das razões pelas quais a filosofia pode ser uma área de estudos imensamente compensadora.
A palavra "filosofia" deriva do grego "amor da sabedoria". Mas isto não é particularmente útil para a compreensão do modo como a palavra é agora usada. A filosofia é um disciplina nuclear relativamente à maior parte dos cursos de humanidades. Centra-se em questões abstractas como "Será que Deus existe?", "Será o mundo realmente como nos parece que é?", "Como devemos viver?", "O que é a arte?", "Teremos uma liberdade de escolha genuína?", "O que é a mente?", e assim por diante.
Estas questões muito abstractas podem surgir na nossa experiência quotidiana. Algumas pessoas fazem uma caricatura da filosofia como se fosse uma disciplina sem relevância para a vida, uma disciplina para estudar em casa unicamente por satisfação intelectual, o equivalente académico de fazer palavras cruzadas. Mas isto é uma representação gravemente errada de grande parte da disciplina. Por exemplo, o caloroso debate sobre se o boxe deve ser proibido só pode responder-se enfrentando questões abstractas importantes. Quais são os limites aceitáveis da liberdade individual num país civilizado? Quais são as justificações para o paternalismo, para forçar as pessoas a comportar-se de uma certa forma para o seu próprio bem? Por outras palavras, este debate não é apenas sobre reacções emocionais ao boxe; depende antes de pressupostos filosóficos fundamentais (um pressuposto é uma afirmação a favor da qual não se avança qualquer argumento; uma afirmação que se aceita para permitir a argumentação).
A análise de razões e argumentos é uma área própria da filosofia. De facto, se a filosofia tem um método distintivo, é este: a construção, crítica e análise de argumentos. As competências filosóficas são aplicáveis em qualquer área em que os argumentos sejam importantes, e não apenas nos domínios da especulação abstracta. São particularmente úteis quando se escreve ensaios, dado que se espera habitualmente que se defenda conclusões, e não apenas que as afirmemos. Por esta razão, uma formação básica em filosofia é extremamente importante, seja qual for a disciplina académica que se tenha em mente seguir.
Nigel Warburton
Tradução de Desidério Murcho 

Investiga um pouco e faz um texto sobre a importância da filosofia. (Deixa o teu texto na caixa dos comentários.)

31 comentários:

Anónimo disse...

A filosofia é importante porque para poder-mos justificar algum pensamento que tenha-mos tenhos de filosofar para o justificar ou seja temos de arranjar argumentos plausiveis para tornar o nosso pensamento plausivel

Carolina Almeida nº 7 10ºD

Anónimo disse...

A filosofia é uma disciplina muito diferente de todas as outras (por exemplo matemática e inglês).
Filosofia exige uma grande proximidade nossa não só como pessoa mas como ser humano.
O estudo desta disciplina não exige apenas argumentação, esta passa a querer também que demonstremos a capacidade de "decifrar" conceitos e toda a problematização que surge na nossa cabeça.

Susana Valério nº 26 10ºD

Anónimo disse...

A filosofia, embora não pareça ajuda-nos a compreender melhor o nosso dia-a-dia, a perceber e interpretar o quotidiano e os factos e histórias que nos são expostos diariamente. A partir da análise que fazemos conseguimos ter uma visão mais clara e profunda da vida, e quando damos as nossas opiniões nos tempos actuais, fazêmo-lo de uma forma mais subjectiva.

Anónimo disse...

A filosofia, embora não pareça ajuda-nos a compreender melhor o nosso dia-a-dia, a perceber e interpretar o quotidiano e os factos e histórias que nos são expostos diariamente. A partir da análise que fazemos conseguimos ter uma visão mais clara e profunda da vida, e quando damos as nossas opiniões nos tempos actuais, fazêmo-lo de uma forma mais subjectiva.
Andreia Santos, Nº2, 10ºD

Anónimo disse...

a Filosofia é importante para todos nos , pois quando quere-mos responder ou mesmo saber algumas a resposta para essas perguntas necessita-mos de filosofar para justificarmos ou ficar-mos a saber essa resposta .
e a filosofia ajuda-nos a compreender algumas coisas ou perguntas que não parecem ter sentido ou justificação no nosso dia-a-dia . e é porisso que eu acho que a disciplina de filosofia é tão importante para nos todos.



catarina silva nº8 10ºD

äЯπăŇÐ0 disse...

A maioria das pessoas manifesta um certo descrédito em relação à utilidade da filosofia para a sociedade. Geralmente ouve-se dizer: "É algo demasiado abstracto", "Isso é coisa de doidos",…
Ora, tal ideia é absolutamente errada. Um dos elementos caracterizadores da filosofia é a argumentação. Esta é mesmo o elemento essencial da filosofia, sem o qual não era possível discutir os problemas que se colocam. Basicamente, argumentar não é mais nem menos do que aquilo que fazemos todos os dias, de uma maneira ou de outra. Mas, uma das vantagens de se argumentar, não é apenas a de as pessoas, a partir de perspectivas e opiniões diferentes, chegarem a um consenso, ou o de evitar a violência física quando existem desacordos, mas, sobretudo, o de eliminar muitos dos nossos preconceitos, muitos deles, ideias erradas acerca da realidade e que não estamos interessados em modificar.
Por aqui se pode perceber que, afinal, a filosofia sempre serve para alguma coisa. Por outro lado, os problemas que a filosofia coloca ajudam-nos a compreender melhor o mundo que nos rodeia e a tomar uma atitude crítica em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com vista a poderem ser melhoradas, no fundo, com o objectivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor para todos.
Em suma, a filosofia é um factor importante no nosso dia-a-dia e na nossa vida apesar de muita gente a criticar !

Anónimo disse...

Filosofia, é uma coisa inevitável, pois em quase tudo o que fazemos temos de usar a filosofia. Por exemplo ao dizer qe a filosofia n interessa e começamos a pensar em argumentos para provar isso estamos a filosofar.

Bruno Henriques Nº6 10ºD

Joana Duarte disse...

A filosofia faz parte do nosso dia-a-dia. Mesmo sem nos darmos conta, muitas vezes, certamente damos por nós a nos interrogarmos sobre questões que pensamos ser coisas banais, mas para as quais nem sabemos a resposta, questões essas tais como:

“Qual o verdadeiro sentido da vida?”
“Será que Deus existe mesmo?”

Com estas dúvidas, certamente que queremos encontrar respostas, justificações para todas essas questões e, ao encontrar essas justificações, talvez até sem saber, estamos a filosofar.
Daí a importância da filosofia, pois a filosofia está sempre presente no nosso dia-a-dia, mesmo que não a achemos importante.

Joana Duarte Nº16 10ºD

Anónimo disse...

A filosofia é, de certa maneira, o "porquê" das coisas.
No nosso dia-a-dia, nós filosofamos, não precisamos de ser filósofos para filosofar, tal como "não precisamos de ser músicos para estudar música".
Quando nos perguntam "para quê viver?", tentamos sempre arranjar argumentos, explicações para essa pergunta, estamos assim a filosofar.
A filosofia é importante por isso, é importante para arranjarmos a explicação para as dúvidas, para as nossas e para as dos outros! Estudar a filosofia é isso, é encontrar respostas a perguntas que só podem ser respondidas com o que "encontramos" no nosso pensamento. Se encontrarmos a reposta a uma pergunta um laboratório, não estamos a filosofar. É certo que encontramos a resposta a uma pergunta, mas não encontramos a resposta no pensamento.

Inês Ferreira, nº15 10ºD

Anónimo disse...

A filosofia e importante para pensar-mos acerca do melhor modo de viver. Quando nos e colocada a questão sobre se Deus existe na realidade nos tentamos sempre dar vários factos da sua existência a muitos séculos atrás.Quando argumentamos esse fato estamos filosofar, por isso e que a filosofia e muito importante.As varias questões filosóficas tem vários tipos de dificuldades.

Cristina Duarte nº9 10ºD

Anónimo disse...

A filosofia é importante na nossa vida, pois precisamos de esclarecer muitas questões que às vezes não temos resposta para elas e para ficarmos a saber essas respostas e as justificarmos precisamos de filosofar, como a pergunta "Será o mundo como nos parece que é?" para respondermos a esta pergunta precisamos de filosofar para sabermos a resposta.E é também para ficarmos a saber mais coisas que a filosofia é importante.

Silvía Marques nº23 10ºD

Anónimo disse...

Mais do que todas as outras a filosofia é uma disciplina que interpreta a sabedoria do nosso pensamento, a eficácia dele, e o quanto ele é importante para nós.
A sabedoria é importante em todos os aspectos, nós fazemos filosofia mesmo quando não nos apercebemos.
Como a filosofia nos dá respostas e propõe perguntas para que perceba-mos o nosso dia-a-dia e tudo o que nos rodeia, esta é de certeza, a que todos usamos e interpretamos quando dormimos, quando escrevemos ou mesmo quando comemos, o porquê de existir cada coisa e cada pessoa que nos rodeia. E é isto que faz dela tão importante, o facto de ela estar em todos os nossos dias e passos da nossa vida.

Ângela Correia nº4 10ºD

Anónimo disse...

É importante estudar filosofia porque lidamos com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A filosofia é também ma boa maneira de aprender a pensar mais claramente sobre um vasto leque de assuntos.
Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

Pedro Silva nº19 10ºD

Anónimo disse...

A filosofia, é uma disciplina completamente diferente das outras disciplinas. Para se estudar filosofia temos que ter problemas para depois a respostas desses problemas serem teorias e mais tarde são defendidas por argumentos. Nem todas as pessoas pode "filosofar". A filosofia é uma manifestação natural da nossa inteligência. Nem todos os problemas tem sentido para serem discutidos. O estudo da filosofia faz-nos "acreditar" se é verdade ou mentira, se existe ou não existe.

silvia disse...

A filosofia, é uma disciplina completamente diferente das outras disciplinas. Para se estudar filosofia temos que ter problemas para depois a respostas desses problemas serem teorias e mais tarde são defendidas por argumentos. Nem todas as pessoas pode "filosofar". A filosofia é uma manifestação natural da nossa inteligência. Nem todos os problemas tem sentido para serem discutidos. O estudo da filosofia faz-nos "acreditar" se é verdade ou mentira, se existe ou não existe.

silvia disse...

A filosofia, é uma disciplina completamente diferente das outras disciplinas. Para se estudar filosofia temos que ter problemas para depois a respostas desses problemas serem teorias e mais tarde são defendidas por argumentos. Nem todas as pessoas pode "filosofar". A filosofia é uma manifestação natural da nossa inteligência. Nem todos os problemas tem sentido para serem discutidos. O estudo da filosofia faz-nos "acreditar" se é verdade ou mentira, se existe ou não existe.

Anónimo disse...

Estudar filosofia para que num futuro próximo possamos dar as nossas respostas com base nos argumentos mais corretos

Anónimo disse...

Estudar filosofia para que num futuro próximo possamos dar as nossas respostas com base nos argumentos mais corretos

Daniel nº10 10ºD

Anónimo disse...

Na disciplina de ciências ou matemática quando temos um problema podemos resolve-lo usando uma experiência científica ou um cálculo matemático, mas na filosofia as contas e as experiências não nos são úteis. Para resolver um problema filosófico recorremos unicamente ao pensamento, nesta disciplina aprendemos a ter outra perspectiva das coisas.
A filosofia tem um objecto e um método, o objecto é aquilo que a disciplina estuda, o método é como o faz.
O objecto da filosofia é o conhecimento, a realidade e o valor, o seu método é a discussão crítica.
Em filosofia, estudamos o problema, respondemos com as nossas teorias ou teses, por fim defendemos as nossas teorias com os argumentos (raciocínio), mas não basta só argumentar, é preciso saber as definições e conceitos implícitos, as respostas não podem ser só a nossa opinião pessoal temos de dar uma resposta que seja bem fundamentada. Isto é, uma resposta bem elaborada, credível e cuidadosa sobre o assunto em questão.
A filosofia é algo do nosso dia-a-dia, todos nossos filosofamos, mesmo sem nos aperceber mos.

Francisca Silva nº14/10º D

Anónimo disse...

A Filosofia é importante pois ajuda-nos a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas.

Sónia Ribeiro 10ºD Nº25

Anónimo disse...

a filosofia é importante porque nos ajuda a justificar problemas, questões e pensamentos, ajuda-nos a compreender melhor o nosso dia-a-dia, a perceber e interpretar o quotidiano e os factos que vão aparecendo ao longo da nossa vida.
Quando filosofamos temos uma visão mais clara e profunda da vida e também damos respostas a nós próprios e aos outros mais objectivas.
A filosofia é inevitável na nossa vida e as pessoas nem sempre dão valor, apesar de ser uma manifestação natural da nossa inteligência mental.
Cada ser humano tem "cá dentro" um pouco de um filósofo.

Ana Beatriz nº1 10ºD

Fábio Martins disse...

Filosofia é extremamente útil,uma vez que muitos dos problemas com que os filósofos se debatem são fundamentais para a existência humana, por exemplo, "Será que Deus existe?", "O que é a verdade?", "O que é a beldade?" , em filosofia "lutamos" com respostas como estas de um modo que nenhuma outra disciplinaa poderá lutar, em filosofia appenas recorremos ao pensamento e não à experiência.
O estudo da filosofiaa é também muito importante para aumentarmos algumas das nossas habilidades como pensar, escrever e falar de forma clara e crítica, para falarmos de uma forma eficaz.
Estudar filosofia é argumentar sobre um problema ao qual para podermos chegar a uma resposta apenas podemos recorrer ao pensamento, pois um problema já não é filosófico se recorrermos à experiencia empírica.

Fábio Laranjeira Nº11 10ºD

Anónimo disse...

A Filosofia é uma disciplina diferente das outras porque nos faz pensar em algo que nunca nos passou pela cabeça , remete-nos a uma forma de pensar/observar as coisas de outra forma e leva-nos a ter uma forma relativamente diferente de pensar sobre determinado assunto .

Anónimo disse...

Sofia Rodrigues 10ºD Nº24

Anónimo disse...

A filosofia é uma disciplina em que se responde a questoes através do pensamento. A preocupação fundamental da filosofia consiste em questionarmos e compreendermos ideias muito comuns que usamos todos os dias sem pensarmos nelas.

Anónimo disse...

A filosofia é uma disciplina em que se responde a questoes através do pensamento. A preocupação fundamental da filosofia consiste em questionarmos e compreendermos ideias muito comuns que usamos todos os dias sem pensarmos nelas.

Ricardo Costa nº21 10ºD

Anónimo disse...

A Filosofia é importante para poder-mos argumentar coisas banais do nosso dia a dia. Para pensarmos e elaborar-mos argumentos plausiveis para que não nos acontesa pergutarem-nos:
-Porque dizes isso? e responderem -porque sim. A Filosofia ajudanos a argumentar e justificar. Andreia Santos 10D

andre disse...

A filosofia, é uma disciplina completamente diferente das outras disciplinas. Para se estudar filosofia temos que ter problemas para depois a respostas desses problemas serem teorias e mais tarde são defendidas por argumentos.O estudo desta disciplina não exige apenas argumentação, esta passa a querer também que demonstremos a capacidade de "decifrar" conceitos e toda a problematização que surge na nossa cabeça.

André Marcos nº28

Anónimo disse...

A filosofia é uma disciplina que não estuda algo em concreto. As questoes ás quais esta dá resposta podem ter imensas respostas. Ao estudarmos filosofia enriquecemos nao so a nossa maneira de pensar, como tambem, pensamos com muito mais rigor e precisao.
A filosofia ajuda muito a sociedade a compreender muitos problemas sociais e deste modo a concordar ou a discordar com eles.
Com a filosofia, ao debatermo-nos com um certo problema, vamos faze-lo com muita mais clareza e rigor e assim a nossas escolhas serao mais acertadas.

Anónimo disse...

Joao nº 17 ultimo comentario x)

Raquel Santos disse...

quando se estuda historia ou geografia trata-se sobre tudo de compreender teorias amplamente aceites e de recorrendo frequentemente á memorizaçao. essas teorias resultam da investigação dos especialistas da area respectiva. Mas em filosofia nao temos teorias amplamente aceites. Estudar filosofia implica uma actividade constante de argumentaçao e interrogação. em filosofia nao basta memorizar , compreender e raciocinar , é preciso também saber defender ideias proprias argumentando. A filosofia é uma disciplina que recorre unicamente ao pensamento.
Raquel Santos 10ºD nº20