domingo, 19 de dezembro de 2010

TEORIAS DOS VALORES

O conceito de valor tem sido investigado e conceituado em diferentes áreas do conhecimento. A abordagem filosófica descreve-o como nem totalmente subjectivo, nem totalmente objectivo, mas como algo determinado pela interacção entre o sujeito e o objecto.
Nas ciências económicas, a noção de valor tem uma interpretação predominantemente material. Smith propõe a análise de valor como a habilidade intrínseca de um produto oferecer alguma utilidade funcional. Já no conceito moderno, dado pelo marketing, isto é uma função dos atributos dados ao produto ou ao conjunto formado por ele e que o envolve, quando necessitamos obtê-lo.
Na visão da sociologia, embora a sociologia não seja uma ciência valorativa, ela reconhece os valores como factos sociais. No campo de análise, os valores podem surgir como um estatuto fundamental na explicação da estabilidade e coerência das sociedades ou das mudanças sociais ( Max Weber, T. Parsons ) ou podem surgir como “fenómenos reflexos” das infra-estruturas da sociedade. O valor exprime uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objectos ou serviços, em as satisfazer. É na apreciação desta relação que se explica a existência de uma hierarquia de valores, segundo a urgência/prioridade das necessidades e a capacidade dos mesmos objectos para as satisfazerem, diferenciadas no espaço e no tempo.
Reconhecer um certo aspecto das coisas como um valor, consiste em hierarquizá-los para tê-los em conta na tomada de decisões, ou, por outras palavras, em estar inclinado a usá-los como um dos elementos a ter em consideração na escolha e na orientação que damos às decisões sobre nós próprios e aos outros. Há os que vêem os valores como subjectivos e consideram esta situação em termos de uma posição pessoal, adoptada como uma espécie de escolha (desejo) e imune ao argumento racional.
Os que concebem os valores como algo objectivo supõem que, por alguma razão – exigências da racionalidade, da natureza humana, de Deus, de outra autoridade ou necessidade - a escolha possa ser orientada e corrigida a partir de um ponto de vista independente. Os valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentos e das práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido, definem princípios e propósitos valiosos e objectiva fins grandiosos.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_%28filosofia%29

O que são valores? Qual a sua importância? Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.

20 comentários:

Roxanne, 10ºC, nº19 disse...

Os valores são algo que caracterizam/justificam as nossas decisoes, acções e etc... Por exemplo, se eu decidir ajudar um amigo, isso é justificado por um dos meus valores -> amizade para com essa pessoa. Os valores valorizam algo também, por exemplo a minha amizade para com outra pessoa por ter muito ou pouco valor, os valores caracterizam e valorizam determinadas acções e decisoes.. Tem importancia sim, é atraves deles que podemos tambem dar valor a outras coisas.
Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas

Tiago Tojal disse...

Um valor é sempre o resultado de uma relação entre um objecto e um padrão utilizado pela consciência que avalia uma acção realizada ou a realizar. Por outras palavras, empregamos a palavra valor para nos referirmos a algo que não nos deixa indiferentes e, por isso, nos provoca estima ou repulsa, amor ou ódio. O valor é assim uma espécie de mais-valia que acrescentamos a alguma coisa ou a um facto. Isto é, são qualidades que lhes atribuímos em função de sentimentos e, por isso mesmo, considera-se que os valores são subjectivos, relativos, ou seja, o resultado de uma escolha que depende da atitude, educação, cultura, etc., de cada um.

Ricardo Silva Nº18 10ºC disse...

Os valores em que nós nos baseamos para praticarmos as nossas acções. Os valores na minha prespectiva não são algo de concreto, variam de pessoa para pessoa e têm diferente peso nas suas dicisões.

Luís Ramos disse...

os valores são onde nós nos apoia-mos para tomar as nossas decisões por exemplo sobre a pessoas.Os valores caracterizam as pessoas, dizem-nos se elas são boas ou más, por isso acho que têm muita importância...

carina coelho disse...

Para mim, o valor depende de cada um de nós. Por exemplo, nós muitas vezes caracterizamos alguém pelos seus valores, por isso é que os valores são importantes para as nossas conclusões, para as nossas decisões.

Tatiana disse...

Os valores são propriedades ou carácter do que é, não só desejado, mas também desejável. São também as próprias coisas desejáveis, sendo os principais valores o verdadeiro e o bem, entre outros.
Os valores são muito importantes na nossa vida porque a orientam e influenciam as nossas decisões, determinando o que pensamos acerca do que é melhor ou pior para nós.
Para além disso os valores possuem grande importância porque determinam as nossas conclusões acerca de algo ou alguém e as nossas decisões de fazer A em vez de fazer B, porque os nossos valores levam-nos a crer que isso é o melhor para todos, é o que de facto é verdadeiro.
Os valores, na minha opinião dependem de cada um de nós, da nossa educação e do meio onde vivemos.

Tatiana Raquel Gomes...nº22...10ºC

Miguel Tomás Nº7 10ºC disse...

Os valores são aquilo em que nos baseamos para executar as nossas acções... O Valor de uma coisa pode aumentar ou diminuir conforme a necessidade que nos temos dessa coisa... Se temos algo do qual precisa-mos acima de tudo para viver, o valor dessa coisa irá ser bastante elevado, comparado ao valor de uma coisa da qual não necessita-mos, passa-mos bem sem ela portanto o valor dessa coisa irá ser menor....

Paula Lopes Nº15 10ºC disse...

Os valores orientam a nossa vida e influenciam as nossas dicisões, determinando o que pensamos sobre o que é melhor ou pior. A nossa relação com o mundo é em grande medida valorativa, pois avaliamos constatemente os mais variados aspectos do mundo á nossa volta. São assim os valores que conduzem em parte as nossas preferências.
Os valores são tão importantes que só pensamos neles quando nos confrontamos com as pessoas ou culturas que têm valores profundos diferentes dos nossos.
Estes variam de pessoa para pessoa dependentemente da sua função, grupo social e cultura, ou seja, de cada um de nós.

Carla Duarte disse...

valores são a base das nossas decisões, onde nos apoiamos quando queremos tomarmos certas decisões.
muitas vezes caracterizamos alguém pelo tipo de valores que essa pessoa tem e muitas vezes enganamos-nos pois podemos tirar as conclusões erradas a cerca dessa pessoa por isso e que os valores são importantes. Muitas vezes apoiamos-nos em certos valores para não cometermos erros

Anónimo disse...

Os valores são importantes pois determimam a nossa decisão escolhendo o que achamos mais correcto ou não .Nós estamos constantemente valorizar tudo a nossa volta. Achamos por vezes que certos valores são tão importantes que todos os deviamos aceitar. bastantes vezes não damos conta de certos valores, acabamos por pôr tudo a perder porque não damos valor ao valor.
ana cruz 10ºc

Anónimo disse...

As pessoas, para tomarem decisões ou para agirem, baseia-se nos seus valores. Estes mesmos podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a educação que estas tiveram, com o meio/época em que vivem..

Sara Fernandes n.º20 10.ºC

Sara Oliveira, nº21, 10ºC disse...

Os valores influenciam as nossas decisões e determinam o que pensamos acerca do que e melhor e pior.
Os valores sao diferentes para todas as pessoas, pois todas as pessoas sao diferentes.

Bruno Francisco Lima Nº4 10ºC disse...

Para mim, os valores são algo que nos ajudam a tomar decisões. Variam de pessoa para pessoa e estão relacionados com a ética e a moralidade.
Penso que com a ajuda deles podemos tomar decisões mais responsáveis

Carolina Silva nº8 10ºC disse...

Nós praticamos as nossas acções de acordo com os nossos valores e estes são o que nos caracterizam de acordo como nós somos

Unknown disse...

Os valores são, por exemplo aquilo que justifica as nossas acções ou decisões. Os valores no meu entender têm importância, pois estes ajudam-nos a tirar conclusões de pessoas, etc.

Márcia nº13

Nuno nº14 10ºC disse...

Os valores são ideias que orientam e influenciam as decisões, escolhas e acções das pessoas. São os valores responsáveis em parte pelas preferências de cada um. No entanto, muitas das preferências variam em função de diversos factores como a cultura, o grupo social ou mesmo a própria pessoa. Eles são importantes pois como diz a sua definição, influenciam e orientam as decisões e escolhas das pessoas.

Anónimo disse...

Para mim um valor é sempre o resultado de uma relação entre um objecto e um padrão utilizado pela consciência que avalia uma acção realizada ou a realizar.

André Martins nº3 10ºb

Anónimo disse...

Os valores são as ideias que orientam e influênciam as nossas escolhas, decisões, etc.
Exemplo: eu tenho uma grande amiga, eu valorizo-a como uma grande amiga. Dou-lhe valor.
Nos, praticamente todos os dias avaliamos muitas coisas. Por exemplo, a comida, dizemos se está boa ou não. As pessoas, avaliamo-las dizendo se são bonitas, feias, simpáticas ou antipáticas. Avaliamos o tempo, as cores... mas todas essas avaliações são pessoais.
Eu posso achar que esparguete à bolonhesa é bom e outra pessoa detestar. E muitas vezes, quando alguém tem um valor contrário de nós, não pensamos que é "incorrecto", mas cada um exprime os seus gostos valorizando as coisas.
Exemplo: se vamos a um restaurante, temos 2 escolhas, bacalhau ou frango. Como eu gosto mais de frango, como eu valorizo frango como Bom e bacalhau sendo Mais ou Menos, eu escolho frango, por isso é que os valores influeciam as nossas escolhas, decisões, etc.
Por esta mesma razão , os valores são muito importantes. Mas, de uma maneira ou de outra, estes também se relacionam pelo facto de onde crescemos, com quem, onde... pois se quando eu era pequena, a minha mae cozinhava muitas vezes peixe, é normal que eu goste mais de peixe.
Tudo isto se relaciona, a nossa sociedade, a nossa cultura... os nossos próprios gostos.
Os nossos valores são muito importantes pois eles influeciam bastantes as nossas decisões e marcam a diferença entre as pessoas!!



Maria Corujo nº24 10ºC

José Alexandre Teixeira disse...

Os valores são aquilo em que temos em conta para realizar as nossas acçoes se temos uma coisa fundamental para viver, essa coisa irá ter um maior valor e prioridade do que outra coisa que nao necessitemos de imediato. Logo pode-se dizer que os valores podem estar organizados numa hierarquia, ordenados dos mais importantes, para os menos importantes.

Anónimo disse...

os valores são algo abstrato, podem ser morais, materiais dependendo daquilo a que nos referimos. os valores sao importantes para defenirmos uma espécie de caminho a percorrermos, que influenciam as nossas escolhas, sobre o que é bom ou mau para nós.

Ana Rita Almeida nº2 10ºC