segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O que é a ciência?



A ciência tem de envolver mais do que a mera catalogação de factos e do que a descoberta, através da tentativa e erro, de maneiras de proceder que funcionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o facto de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenómenos naturais.
Apesar de concordar completamente que devemos respeitar a visão do mundo de povos indígenas não europeus, não penso que coisas como a astronomia maia, a acupunctura chinesa, etc., obedeçam à minha definição. O sistema ptolemaico de epiciclos alcançou uma precisão razoável ao descrever o movimento dos corpos celestes, mas não havia qualquer teoria propriamente dita subjacente ao sistema. A mecânica newtoniana, pelo contrário, não apenas descrevia os movimentos dos planetas de modo mais simples, conectava o movimento da Lua com a queda da maçã. Isto é verdadeira ciência, pois revela coisas que não podemos saber de nenhuma outra maneira.

Terá a astronomia maia ou a acupunctura chinesa alguma vez conduzido a uma previsão que não tenha falhado nem seja trivial e que tenha conduzido a novos conhecimentos sobre o mundo? Muitas pessoas tropeçaram no facto de que certas coisas funcionam, mas a verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam. Tenho uma atitude de abertura em relação à acupunctura, mas se tal coisa funcionar, apostaria muito mais numa explicação baseada em impulsos nervosos do que em misteriosas correntes de energia cuja realidade física nunca foi demonstrada.
Por que razão nasceu a ciência na Europa? Na época de Galileu e Newton a China era muito mais avançada tecnologicamente. Contudo, a tecnologia chinesa (como a dos aborígenes australianos) foi alcançada por tentativa e erro, refinados ao longo de muitas gerações. O boomerang não foi inventado partindo da compreensão dos princípios da hidrodinâmica para depois conceber um instrumento. A bússola (descoberta pelos chineses) não envolveu a formulação dos princípios do magnetismo. Estes princípios emergiram da (verdadeira, segundo a minha definição) cultura científica da Europa. Claro que, historicamente, surgiu também alguma ciência de descobertas acidentais que só mais tarde foram compreendidas. Mas os exemplos mais óbvios da verdadeira ciência — tais como as ondas de rádio, a energia nuclear, o computador, a engenharia genética — emergiram, todos eles, da aplicação de uma compreensão teórica profunda que já existia — muitas vezes há muito tempo — antes da tecnologia que se procurava.
As razões que determinaram que tenha sido a Europa a dar à luz a ciência são complexas, mas têm certamente muito a ver com a filosofia grega e a sua noção de que os seres humanos podiam alcançar uma compreensão do modo como o mundo funciona por intermédio do pensamento racional, e com as três religiões monoteístas — o judaísmo, o cristianismo e o islamismo — e a sua noção de uma ordem na natureza, ordem essa que era real, legiforme, criada e imposta por um Grande Arquitecto.
Apesar de a ciência ter começado na Europa, é universal e está agora à disposição de todas as culturas. Podemos continuar a dar valor aos sistemas de crenças das outras culturas, ao mesmo tempo que reconhecemos que o conhecimento científico é algo de especial que transcende a cultura.
Tradução de Desidério Murcho

TAREFA: O que distingue a ciência da pseudociência? (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários:)

15 comentários:

Anónimo disse...

A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
Uma pseudociência é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em factos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos.
Carolina Almeida nº4 11ºD

Fábio Martins disse...

Ciência é uma investigação racional ou estudo da natureza, direccionada à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico.
A pseudociência é uma reivindicação, crença ou prática que se apresenta como científica, mas não adere a um método científico válido, carece de provas ou plausibilidade, não podendo ser confiavelmente testado, ou de outra forma, não tem estatuto científico.

Fábio Laranjeira nº7 11ºD

Anónimo disse...

A pseudociência, em vez de se dar ao trabalho de investigar diretamente, seus proponentes limita-se a regurgitar falsos “fatos” sempre que necessário.Já a ciência é o conhecimento que apenas abarca verdades gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.



Susana Valério nº19 11ºD

Anónimo disse...

Ciência é uma investigação racional ou estudo da natureza, direccionada à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico.
A pseudociência é uma reivindicação, crença ou prática que se apresenta como científica, mas não adere a um método científico válido, carece de provas ou plausibilidade, não podendo ser confiavelmente testado, ou de outra forma, não tem estatuto científico.
Mariana Pereira nº12 11ºD

Anónimo disse...

A pseudociência é qualquer tipo de informação, baseada em factos científicos, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos, sendo uma crença ciêntifica que não adere a qualquer método ciêntifico válido. enquanto que a ciência é qualquer tipo de conhecimento sistemático, baseado no método ciêntifico.

Tânia Costa 11ºD nº20

Anónimo disse...

Uma pseudociência é qualquer tipo de informação que se baseia em factos científicos, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos.
Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico.

Andreia Santos, Nº2, 11ºD

Anónimo disse...

A ciência é um estudo da natureza que está direcionada para a descoberta da verdade.
A pseudociência é qualquer tipo de informação que é baseada em factos científicos, ou que não resulta da aplicação de métodos científicos.

Cristina Duarte nº6 11ºD

Anónimo disse...

o que distigiue a ciência da pseudociência é o facto de a ciência ser um conhecimento que abrange verdades gerais, que são obtidas e testadas através do metodo cientifico, e a pseudiciência ser uma crença ou informação que se basea em factos cientificos, porem não se rege por um metodo ciêntifico válido.

catarina silva 11ºD nº5

Anónimo disse...

A ciência é um estudo da natureza e procura as verdades, através do método científico, sendo normalmente metódica.
A pseudociência é a informação que é baseada em factos científicos, ou que não resulta da aplicação deste métodos.
Ana Beatriz nº1 11ºD

joana disse...

A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.A pseudociência é uma reivindicação, crença ou prática que se apresenta como científica, mas não adere a um método científico válido, carece de provas ou plausibilidade, não podendo ser confiavelmente testado, ou de outra forma, não tem estatuto científico. Sílvia Sousa nº15 11ºD

Anónimo disse...

A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que engloba verdades gerais ou leis gerais obtidas e testadas através do método científico.Uma pseudociência é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em factos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos.[

Inês Ferreira nº10 11ºD

Anónimo disse...

A ciência é a arte de conhecer algo, e diz respeito a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico.
A pseudociência é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em factos científicos, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos.
Flávia Santos Nº8 11ºD

Anónimo disse...

Uma pseudociência é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em factos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos. Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisas.
Ângela Correia nº3 11º D

Anónimo disse...

grande blogue :DDD

Anónimo disse...

pobres dos alunos