sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O VALOR DA FILOSOFIA

A filosofia, diz-se por vezes, não serve para nada. É uma afirmação muitas vezes irreflectidamente espalhada e o pior é que muitos estudantes que estão a iniciar os estudos secundários, e que nunca tiveram Filosofia, trazem enraizado este estereótipo da Filosofia.
Mas ainda bem que a resposta para o valor da filosofia não é esta. Percam um pouco de tempo a ler a resposta que Bertrand Russell deu a esse problema e embrenhem-se nos meandros da actividade filosófica.


“O valor da filosofia, em grande parte, deve ser buscado na sua mesma incerteza. Quem não tem umas tintas de filosofia é homem que caminha pela vida fora sempre agrilhoado a preconceitos  que cresceram no seu espírito sem a cooperação ou o consentimento de uma razão ponderada. O mundo tende, para tal homem, a tornar-se finito, definido, óbvio; Quando começamos a filosofar, pelo contrário, imediatamente caímos na conta  de que até os objectos mais familiares conduzem o espírito a certas perguntas a que incompletissimamente se dá resposta. A filosofia  sugere numerosas possibilidades que nos conferem amplidão aos pensamentos, descativando-nos da tirania do hábito. Varre o dogmatismo, um tudo nada arrogante e vivifica o sentimento de admiração. ”
Jostein Gaarder no seu famoso livro O Mundo de Sofia apresenta-nos uma posição muito semelhante.
“Qual é a coisa mais importante da vida? Se o perguntarmos a alguém num país com o problema da fome, a resposta é: a comida. Se pusermos esta questão a alguém que esteja com frio, neste caso a resposta é: o calor. E se perguntarmos a uma pessoa que se sinta muito sozinha a resposta será certamente: a companhia de outras pessoas.
Mas admitindo que todas estas necessidades estão satisfeitas – será que resta alguma coisa de que todos os homens precisam? Os filósofos acham que sim. Segundo eles, o homem não vive apenas do pão. É evidente que todos os homens precisam, de comer. Todos precisam de amor e de atenção, mas há algo mais de que todos os homens precisam. Precisam de descobrir quem somos e porque é que vivemos.”
O homem moderno esqueceu-se que os bens da mente, ou bens espirituais, são pelo menos tão importantes como os bens materiais Vivendo nós num mundo que privilegia a utilidade e os fins materiais, a Filosofia é-nos oferecida como uma atitude, como uma forma de estar, de ver e pensar o mundo. Observar e interrogar criticamente, questionar o que a sociedade nos apresenta como finito, definitivo ou óbvio, combater as limitações impostas pelo dogmatismo, indagar sobre determinados problemas que, mesmo sem resposta aparente ou demonstrativamente verdadeira, são do mais profundo interesse para a nossa mente e para o nosso espírito, são algumas das ferramentas que a Filosofia proporciona, libertando a nossa mente e alargando a nossa visão do mundo.

Nas próximas aulas vamos falar sobre o Valor da Filosofia. Para anteciparmos essa matéria quero que vocês, na caixa de comentários me dêem a vossa opinião (pois neste momento só podem ter opinião) sobre o valor da filosofia.

30 comentários:

Tiago Tojal disse...

Que quer que nós digamos prof.?

Anónimo disse...

A filosofia tende em ajudar-nos a reflectir sobre as coisas existentes à nossa volta, e a tomar-mos uma posição, relativamente a vários assuntos que levantam dúvidas na sociedade ou, sobre assuntos como a vida após a morte. Ou, mesmo ainda, sobre coisas pequenas, que tomamos como certas, mas que se nos começarmos a questionar, não parecem tão certas assim. A Filosofia é isso mesmo. Uma procura constante de respostas a perguntas que pensamos serem inúteis, mas que afinal até podem ter lógica, basta termos uma mente aberta a novas teorias, e saber argumentá-las.
Não sei se era isto que o professor pretendia.

Sara Fernandes n.º20 10.ºC

Hermes disse...

Era isso mesmo que pretendia Sara - a tua opinião, como principiante no estudo da Filosofia, sobre o seu valor. Tiago é isso que também pretendo de ti - que dês a tua opinião sobre se a filosofia tem algum valor e se o tem qual.

Anónimo disse...

A filosofia nos inícios dos tempos tentava dar resposta a problemas existenciais como: "Qual é a finalidade da vida?".
Hoje em dia a filosofia procura de uma forma lógica responder a assuntos de interesse social e moral.
Para se praticar filosofia é necessário um espírito critico e uma mente aberta para aceitar, criar novas teorias e saber defende-las.
Logo, a filosofia serve para responder sem dogmatismos a perguntas de interesse geral (ou seja dilemas morais e sociais) como: "DEUS EXISTE?" "O ABORTO É MORALMENTE ACEITÁVEL?"

Carolina Almeida nº9 10ºC

Anónimo disse...

A filosofia ajuda-nos a perceber melhor o significado das coisas, a deixarmos de ser manipulados pelas opiniões comuns mas sim a agirmos comforme a nossa opinião, sempre atraves do questionamento, da argummentação e da reflexão.
Ricardo Silva Nº18 10ºC

José Alexandre Teixeira disse...

A filosofia tem um valor consideravelmente grande para todo o Homem que é racional e necessita de pôr em causa a razão da sua existência. A filosofia não foi criada num local específico, nem a uma hora exacta; sempre esteve presente na corrente do pensamento lógico. Pois com valores como a argumentação e a lógica; o Homem pode interpretar muitos factos que até hoje ainda permanecem desconhecidos como "a vida após a morte" ou até mesmo problemas relativamente menos importantes.

José Alexandre Teixeira nº11 10ºC

Tatiana disse...

A filosofia ajuda-nos a pensar e a reflectir sobre tudo o que existe à nossa volta, tudo o que nos rodeia. É ainda não nos deixar-mos influenciar pela opinião dos outros mas sim pela nossa própria opinião. A filosofia tem um grande valor na sociedade, porque mesmo sem notar-mos todos nos estamos constantemente a filosofar.

Cristiana disse...

A Filosofia e o próprio valor desta, vem de tempos muito remotos, arrastando-se até à actualidade, isto porque qualquer assunto tratado em Filosofia está em aberto, está sempre à espera de novas opiniões fundamentadas, sendo precisamente essa troca de ideias que tem valorizado e enaltecido a Filosofia. As certezas não existem, todavia os argumentos são a chave para encarar as incertezas. Como se refere no texto o Homem está restrito a uma série de crenças e regras que muitas vezes o impossibilitam de pensar mais na lógica das coisas. Seguindo a estrutura do texto, a coisa mais importante da vida é sempre muito relativa, porém quando julgamos ter e saber o mais importante continuamos a depender do que é material. De que serve um Homem que se esqueceu do ser que lhe faz ser?
Cristiana 10ºA

Paula disse...

A filosofia é importante pois ajuda-nos a compreender tudo aquilo que existe à nossa volta.
Todos nós somos filósofos, visto que, no nosso dia-a-dia temos sempre a colocar grandes ou pequenas interrogações da vida, filosofia é isso mesmo, tentar encontrar respostas que dêem sentido à maneira de compreender o mundo e as coisas da vida.

Anónimo disse...

A filosofia é acima de tudo uma busca incessante pelo conhecimento.
Uma causa relevante para estudar filosofia é o facto de esta abordar questões imprescindíveis acerca do sentido da nossa vida, e, alem disso, ajuda-nos ter uma mente capaz de se expressar melhor acerca dos mais variados temas.
Em resumo a filosofia é uma área muito importante que apesar de ser antiga e de ter sofrido algumas alterações ao longo do tempo se mantém intemporal.

Bruno Francisco Lima nº4 10ºC

Nuno disse...

A filosofia é importante para a sociedade pois ajuda-nos a compreender e refletir sobre o que está ao nosso redor. Sendo assim, todo o ser humano é filósofo, visto que constantemente tende em tentar responder as questões da vida. A isto chamamos de filosofar.

D* disse...

É claro que a filosofia é importante.

Sem esta, como Bertand Russell disse, o mundo seria obvio, definido, certo...

Mas felizmente existe a filosofia que questiona tudo aquilo que se observa, até mesmo o mais simples objecto.

E graças a isso não caimos na ignorancia, queremos saber sempre mais sobre as coisas, como por exemplo: como é que o Universo se formou, porquê que isto é desta maneira e não daquela.

Coisas muito simples mas que temos necessidade de saber.

Tenho a noção de que a minha resposta não está muito bem elaborada, mas tentei fazer o meu melhor.

Daniela Coutinho 10ºA

Anónimo disse...

O valor da filosofia encontra-se nela mesma, nas questões que se levantam em torno dela: é um ciência sem esteriótipos e incerta, na qual o indivíduo fundamenta o que defende/a sua opinião. Pode-se mesmo afirmar que a filosofia é a origem do desenvolvimento humano. Isto porque, se, quando o Homem afirmou que a Terra era o centro do Universo, a investigação acerca do assunto estagnasse, até hoje o pensaríamos. No entanto, outros indivíduos quiseram chegar mais longe, sendo que, para o fazer, tiveram de estudar e procurar argumentos para defender o seu ponto de vista. A filosofia não é mais que isso, o questionar de uma realidade que, primariamente, parece completamente certa. Para terminar, ao filosofar, o Homem expande-se: abre-se a novas realidades. O Homem que não o faz, que se fecha em si, pode ser comparado a àgua: por muitos processos por que passe, é sempre a mesma. Remato a dizer que todo o Homem nasce filósofo, receptivo a novas teorias e experiências. Caso contrário, de onde viria a vontade de aprender e todo o desenvolvimento conseguido até agora por nós, Humanidade?

Margarida Silva - 10ºA nº4

Roxanne disse...

A filosofia.
A filosofia é uma perspectiva diferente de ver a vida, o mundo, o universo, enfim.. tudo o que nos rodeia e do qual fazemos parte. A filosofia questiona tudo o que existe, tendo vida ou não, a filosofia põe sempre a questão "Porquê que... ? " . A filosofia parece ser um grande problema, e que só cria "nós" na nossas cabeças, e etc, mas não. O objectivo principal é sobretudo dar uma resposta a tudo, nem sempre se consegue uma resposta fácil, mas resposta há sempre resposta. Mas também nunca é concreta, há sempre opiniões diferentes para responder a cada porquê.. Mas a filosofia resume-se ao facto de tentar encontrar resposta para tudo mesmo. Temos é de ter uma mente aberta para puder aceitar e compreender as várias ideias, várias maneiras de responder a esses porquês. A filosofia faz parte do conhecimento, e o conhecimento é essencial para pudermos term alguma cultura, e a filosofia faz parte da cultura.

Tiago Tojal disse...

A filosofia faz-nos pensar em todas as coisas possíveis de imaginar para dar uma resposta a um problema filosófico.
Como por exemplo: Nós temos a certeza que a nossa vida não é uma ilusão, mas em filosofia aprendemos a duvidar de todas as certezas que temos e a não arranjar só uma solução para cada problema mas sim mais que uma...

Anónimo disse...

A filosofia é muito importante porque ajuda-nos a compreender melhor a razao das coisas, o porquê de tudo. Apesar de muitas vezes as respostas serem diversas, todos temos o direito de ter a nossa opinião e de a divulgar com o resto do mundo, mesmo que esta não seja a mais correcta.
ana cruz 10ºc nº 1

Anónimo disse...

A filosofia é uma área indispensável á vida e sei que sem argumentos e diferentes opiniões não chegamos a qualquer conclusão. Na minha opinião, em alguns debates acabamos por nos questionar demais sobre algum assunto. Obviamente que as questões são precisas em todos os momentos da nossa vida, pois toda ela é feita de escolhas. Mas com tantas questões podemos até duvidar ou alterar os nossos princípios.
Nesta disciplina acabamos por ponderar todos os prós e contras de cada situação, tomando quase sempre as decisões certas.
Para a compreender melhor devemos analisar textos de grandes pensadores, mesmo, por vezes discordando de algumas das suas ideias.
Ana Luísa 10ºA nº3

Anónimo disse...

O que o texto nos tenta transmitir, é que a filosofia não é só uma reles forma de pensar, mas sim de considerar e reflectir aprofundadamente sobre tudo o que nos rodeia, as crenças que nos foram impostas pela sociedade, a verdade e a mentira, o justiça e a injustiça, e até mesmo a nossa própria forma de pensar, pois, até agora nós (ou pelo menos a grande maioria) sempre acreditou o que os outros (pais, amigos, instituições, etc ...) acreditam, ...

E é por isso que a filosofia é fundamental, pois faz com que nós alteremos a nossa forma de analisar tudo o que nos circunda durante a vida, e de seguirmos sempre o caminho mais lógico e mais correcto, pela resto da nossa vida fora ...

Tal como no texto mencionava, o Homem não vive só de comida, amor e carinho, mas também tem a enorme necessidade de sempre descobrir a verdade :)

Alexandr Ostrovschii, nº1 10ºA

Júlia disse...

Para mim, a filosofia não é mais do que ver o mundo sobre várias perspectivas correctas e erradas permitindo ao ser humano raciocinar e descobrir a verdade das coisas que antes eram simplesmente aceites ou recusadas.
É ela que põe tudo à prova e aguarda por argumentos que comprovem o que será a verdade; é ela que desmascara ideias sem fundamento e até os preconceitos perdem a força frente a ela.
Acredito que um mundo sem filosofia seria um mundo confuso e dividido e sem compreensão pela vida, pelo universo, pela Natureza por si mesmo.
Pelas razões acima penso que a filosofia vale o amadurecimento ideológico da Humanidade e toda a sua compreensão pelo que a rodeia, pelo que existe e pelo que existirá. Ela vale tudo.
Júlia Albuquerque nº14 10ºA

Inês Mouta 10ºD nº11 disse...

A filosofia remetemos para a reflexão sobre as questões do nosso dia a dia.
Esta é ''ma procura constante de respostas a perguntas''.

Carolina Silva nº8 10ºA disse...

A Filosofia ajuda-nos procurar as respostas ás nossas questões, a refletir as coisdas que nos rodeiam...

Carolina Silva nº8 10ºC disse...

A Filosofia ajuda-nos procurar as respostas ás nossas questões, a refletir as coisdas que nos rodeiam...

Sara Oliveira, nº21,10ºC disse...

A filosofia é a procura constante de respostas a vários problemas. Ajuda-nos a conpreender o significado das coisas.
No nosso dia-a-dia, estamos sempre a filosofar, dando respostas aos nosso problemas.

Sara Oliveira, nº21,10ºC disse...

A filosofia é a procura constante de respostas a vários problemas. Ajuda-nos a conpreender o significado das coisas.
No nosso dia-a-dia, estamos sempre a filosofar, dando respostas aos nosso problemas.

Miguel Tomás Nº7 10ºC disse...

Na minha opinião a filosofia é uma maneira de pensar-mos se as afirmaçoes que proferi-mos no dia-a-dia sao verdadeiras ou nao. Uma maneira de reflectir, desenvolver a nossa capacidade argumentativa...

Carla Duarte disse...

a filosofia é a procuar incansável de respostas às nossas dúvidas. relativa a varios assuntos como por exemplo se a vida faz sentido entre outras coisas que so podemos responder com o pensamento

Unknown disse...

A filosofia, tem um grande valor porque faz-nos reflectir e tentar entrar mais dentro de nós para procurarmos determinadas respostas a vários problemas que nos surgem diariamente.No nosso dia-a-dia, sem nos darmos conta estamos constantemente a tentar responder a várias questões, ou seja estamos constantemente a ''filosofar''.


Márcia nº13 10ºC

Anónimo disse...

antes de apreder filosofia, só a palavra suava a complicado para mim, isto a arte de pensar hum...
depois apercebi-me da importância da discilpina para termos as nossas próprias opiniões e tomada de posição...

Ana Rita Almeida nº2 10ºC

carina coelho disse...

A filosofia permite com que nós desenvolvamos a mente. Para além disto a filosofia ajuda-nos a perceber e a reflectir sobre as coisas, permite-nos que percebamos melhor o porquê de muitas coisas que antes nao sabiamos.
A filosofia ajuda-nos a pensar por nos proprios.

Luís Ramos disse...

A filosofia tem como objectivo tentar perceber algumas coisas existentes à nossa volta, levanta várias questões e tenta tirar algumas duvidas ou incertezas...