domingo, 19 de setembro de 2010

O COWBOY SEM LÓGICA


Quando um estudante de 14/15 anos inicia o estudo da filosofia tudo lhe parece estranho. Os problemas dão um enorme nó na cabeça e as respostas tardam em surgir. Os alunos têm de aprender, devagar, a desatar esses nós e devem começar a aprender a pensar por si próprios, usando a sua capacidade reflexiva.

Para desanuviar e tornar a filosofia mais lúdica, porque também tem esse lado, transcrevo uma anedota filosófica retirada do livro Platão e um Ornitorrinco entram num Bar…

Um velho cowboy entra num bar e pede uma bebida.

Quando está a beber o seu uísque, uma jovem senta-se ao seu lado. A mulher volta-se para o cowboy e pergunta-lhe:

- O senhor é um cowboy a sério?

- Bem, passei a vida inteira num rancho a criar cavalos, a reparar vedações e a marcar gado, por isso acho que sim – responde ele.

- Eu sou lésbica – diz ela. – Passo o dia inteiro a pensar em mulheres. Quando me levanto de manhã, penso em mulheres. Quando tomo duche ou vejo televisão, tudo parece fazer-me pensar em mulheres.

Algum tempo depois, um casal senta-se ao lado do velho cowboy e pergunta-lhe:

- O senhor é um verdadeiro cowboy?

- Sempre pensei que sim – responde ele -, mas acabo de descobrir que sou lésbica.

Algo de errado preside ao raciocínio do velho cowboy. Tenta descobrir qual usando o pensamento lógico. Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.

46 comentários:

Anónimo disse...

a premissa "toda lésbica pensa em mulher o dia inteiro" não permite concluir que "toda pessoa que pensa em mulher o dia inteiro é lésbica". não sei como se chamará o fenómeno em "filosofês".

Roxanne disse...

O velho cowboy sempre teve a ideia de que era um verdadeiro cowboy pelos seus habitos e etc.. Mas quando a mulher lhe disse que era lésbica por pensar o dia todo em mulheres ele pensou que tambem seria lésbica, porque ele também pensa o dia todo em mulheres. Nada nos diz isso texto, mas para ele pensar isso depois da informação que a mulher lhe deu, tudo demonstra que ele passa o dia a pensar em mulheres, logo, achou que seria lésbica também.

Tatiana disse...

Para o velho comboy ele sempre tinha sido comboy porque tinha passado toda a sua vida num rancho a criar cavalos, a reparar vedações,etc.. mas quando a mulher diz que é lésbica porque passa o dia inteiro a pensar em mulheres, o velho comboy reflete e chega a conclusão de que afinal é lésbica, porque também passa o dia inteiro a pensar em mulheres.

Tiago Tojal disse...

O cowboy dis que é lésbica porque só pensa em mulheres tal como a mulher que se sentou ao seu lado!!!

Hermes disse...

Não têm dito qual é o erro de raciocínio do velho cowboy, porque ele conclui erradamente que é lésbica.
Pensem um pouco melhor.
O professor

Sara disse...

A lógica do cowboy estava errada,pois ele não era lésbica.
Lésbica- é uma designação dada a mulheres que gostam de mulheres.
Neste caso o cowboy é Homem, então ele não é lésbica.

Miguel disse...

O Cowboy ao ouvir as razões pelas quais a mulher se dizia lésbica conclui erradamente que também é lésbica, desconhecendo o facto de o termo lésbica só se aplicar a mulheres que gostam de mulheres.
Este Cowboy desconhece ainda que a homens que gostam de mulheres se aplica outro termo bem diferente.

Chris disse...

:) Só ainda tive uma aula com os meus alunos. Convém não dar já a resposta, pois amanhã vimos ao blog, ler o texto e irão também tentar raciocinar com lógica.

Sempre estive convencida que se andava a perder um grande professor de Filosofia noutros meandros.

Hermes disse...

Os alunos do 10ºC devem colocar o seu nome no final do comentário para eu os identificar.

Ricardo Silva disse...

Pobre cowboy, pensou ke era um verdadeiro cowboy mas o seu raiocinio traiu-o. Ao pensar da mesma forma da mulher pressupos ke tambem fosse lésbica, e pelo contrario, e heterosexual.
Cuidado com as palavraspois este termo so e aplicado no feminino.

h.perpétuo disse...

Qualquer rotulo somente pode ser concedido de acordo com o contexto e pessoa em que ele se encontra. As pessoas podem ter o mesmo desejo e a mesma intenção, mas não podem se rotular de forma igual. Acho que seu erro foi a generalização.

acho q é isso na minha pequena noção filosófica.

Bruno disse...

Quando o cowboy conhece uma mulher que se caracteriza como lésbica, este começa a pensar que também é, por demonstrar características sentimentais semelhantes ao da respectiva mulher.
O velho cowboy demonstra uma certa ignorância a caracterizar-se como lésbica desconhecendo que esse termo se aplica apenas a mulheres que se sentem atraídas por outras mulheres.
Se ele se sente atraído por mulheres é heterossexual e não lésbica.

Paula disse...

O velho cowboy ouvindo as palavras da mulher associou k também era lesbica, uma vez, k também passa o dia todo pensar em mulheres, mas o k ele n sabe e k lesbica é uma mulher k gosta d uma mulher...
Então o velho cowboy é um homem k gosta d mulheres, ou seja, é heterossexual.

Diana disse...

o cowboy, não deve ter conhecimento suficiente para saber qual é o significado da palavra lésbica.
Diana 10ºD

Nuno disse...

O velho cowboy pensou que seria lésbica pois a caracterização da mulher também se enquadrava nele. Mas o problema é que ele pensou erradamente, visto que o termo lésbica só é atribuído a mulheres. Como o velho cowboy é homem, ele não é lésbica mas sim heterosexual.

José Alexandre Teixeira disse...

O Cowboy ao afirmar que é "lésbica", está apenas a demonstrar a sua ignorância ao desconhecer o verdadeiro significado do que "lésbica" quer realmente dizer. Pois ele alega gostar de mulheres, portanto é heterossexual, e não homossexual.

Segundo a designação da palavra lésbica no dicionário de português:

lésbica
(Lesbos, topónimo + -ica)
s. f.
Mulher homossexual. = lésbia, lesbiana, sáfica, safista, tríbade

[FONTE: www.priberam.pt]

José Alexandre Teixeira nº11 10ºC

Chris disse...

Só amanhã é que vou dar conhecimento do blog aos alunos do 10ºA e B. Portanto, peço um dia mais de paciência, gostaria que eles participassem no fórum.

Anónimo disse...

bem na minha opiniao o cowboy tinha na ideia que era um verdadeiro cowboy por causa dos seus dias a dias, mas quando a lesbica lhe disse que o era porque tava sempre a pensar em mulheres ele partiu do raciocinio dela e coo tambem passa os dias a pensar em mulheres pensou que era lesbica.

Joao Dias 10ºD disse...

O que isto me parece é que o cowboy em tudo o que fazia pensava em mulheres mas se calhar nunca tinha arranjado uma maneira de o demonstrar ,e isto pode ser até um pouco de ignorancia por parte do cowboy pois quando ouviu a lesbica a dizer que era lesbica porque pensava em mulheres este pensou que so por estar sempre a pensar em mulheres isso é sinónimo de ser lésbica.

Anónimo disse...

O cowboy pensou que era lésbica, porque se enquadrou na definição de lésbica que a mulher lhe transmitiu; o erro da conclusão do cowboy, está no facto de ele desconhecer que o lesbianismo é amor entre duas mulheres.

inês e rafael, 10ºA

Anónimo disse...

O cowboy ficou a pensar que era lesbica pois nao sabe o seu significado, ao ouvir o que a mulher lesbica disse ficou a penssar que era, tirando as conclusoes erradas. Mesmo que ele pense em mulheres nao deixa de ser cowboy.
Lígia 10ºA

Anónimo disse...

O velho cowboy, está a fazer uma pequena confusão na sua cabeça, pois, ele está a baralhar a homossexualidade com a heterossexualidade, ele não entende, que gostar do mesmo sexo, é considerado como algo de anormal, ..
É por isso que ele conclui, erradamente, que é lésbica, enquanto que é um Homem Comum :)

Alexandr Ostrovschii nº1 10ºA

Pedro disse...

o velho cowboy afirma ser lésbica porque a jovem quando se dirige ao cowboy diz que é lesbica porque só pensa em mulheres, logo o velho cowboy fica a pensar que é lesbica porque gosta de mulheres.

Pedro Martins 10ºB

Anónimo disse...

O velho cowboy pressupôs que também seria lésbica porque ele passava o dia todo a pensar em mulheres. Mas isto não está correcto, visto que uma lésbica é uma mulher que gosta de mulheres. E o cowboy era um homem, logo nunca poderia ser lésbica.
E sendo o cowboy um homem, é normal que ele passe o dia a pensar em mulheres, pois é a lei da natureza (tirando algumas excepções, é claro).

Sara Fernandes, n.º20 10.ºC

Márcia Fernandes disse...

O cowboy fica a pensar que e' le'sbica porque gosta de mulheres, e como viu a le'sbica a afirmar-se de que gostava de mulheres, então ele deduziu que por gostar de mulheres era le'sbica, ou seja, esta' a confundir a sua sexualidade.

Márcia Fernandes 10ºB Nº15

Anónimo disse...

O COWBOY PENSA ERRADO PORQUE UMA MULHER QUE PENSA SEMPRE EM MULHERES NAO E NATURAL POR ISSO ELA E LESBICA MAS UM HOMEM COMO O COWBOY QUE PENSA EM MULHERES E NATURAL POR ISO O COWBOY E HETEROSEXUAL COMOA MAIORIA DOS HOMENS


N°26 10B

Sara Oliveira disse...

Quando estava no bar o cowboy ao conversar com a mulher, que lhe disse que era lésbica porque só pensava em mulheres e tudo lhe fazia lembrar mulheres, o cowboy pensou que seria lésbica como ela. Pois sendo homem é natural que pense em mulheres, mas ao ver que sentia o mesmo que a lésbica ficou com uma ideia errada.

nº25 10ºB

Fátima disse...

A lógica do cowboy é errada, pois quando a mulher lhe disse que era lesbica por pensar em mulheres,o cowboy, sendo hetero-sexual pois também pensa em mulheres, tambem pensou ser o mesmo. O que o cowboy fez foi pensar que uma pessoa só pode ser ou lesbica ou cowboy. Logo ele se pensava em mulheres nao era cowboy mas sim lesbica, o que é errado.

Fátima 10ºB Nº18

Marisa disse...

O comboy pensava que era um verdadeiro cowboy, porque toda a sua vida tinha trabalhado com cavalos, a reparar vedações... quando a mulher lhe disse que era lésbica por pensar em mulheres o dia todo, o cowboy não sabia que o termo lésbica se aplica às mulheres que gostam de outras mulheres, logo como ele também pensava em mulheres todo o dia considerou-se lésbica.

joana andresa disse...

Esta anedota assenta num ponto de partida errado quando pensa que todos os seres humanos que gostam ou que pensam em mulheres são lésbicas, pois o que para nós está certo é que as mulheres que gostam de outras mulheres são lésbicas e não os homens que pensam em mulheres. Para além disso o cowboy também ignora o facto de que uma "lésbica" também pode ser um/uma "cowboy". Portanto a conclusão que o cowboy retirou não tem muita lógica.

Joana Andresa Nº13 10ºA

Cristiana disse...

Ao ler o texto e reflectir, fiquei com a impressão de que o cowboy me pareceu um pouco ingénuo, isto ao analisar a resposta que ele deu ao casal, dizendo que afinal era lésbica, ou seja, basicamente trocou de um guardador de gado a um ser homossexual, que à partida são ideias bastante distantes. Além disso, o cowboy não deu certezas de que era mesmo um cowboy, achava que sim e baseava-se no que fazia consoante a definição, de modo que ao sentir-se identificado com a rapariga lésbica, por gostar de mulheres, moldou-se rapidamente por uma simples opinião da jovem, o que mostra algo de errado no seu pensamento, pois leva a crer que qualquer pessoa que pense em mulheres seja lésbica e qualquer pessoa que guarde gado seja cowboy...

Cristiana disse...

Cristiana Fontes - nº7 - 10ºA

Anónimo disse...

A conclusão que o cowboy retirou é errada, porque ele parte do princípio que qualquer pessoa (homem ou mulher) que pensa em mulheres é lésbica, demonstrando assim a sua ignorância.

nº 2, 10º A

Anónimo disse...

O velho cowboy ao responder que também era lésbica simplesmente por pensar em mulheres todo o dia, demosntrou ser uma pessoa influenciável e ignorante no que toca a conceitos da vida. Isto é, apesar de dizer que é um cowboy certamente nem sequer sabe o que a palvar significa, o mesmo se aplica à palvra lésbica.

Andreia 10ºA

Mariana disse...

Maioritariamente, a natureza da atracção sexual de um homem é o sexo feminino e o da mulher é o sexo masculino o que faz com que uma pessoa possa pensar frequentemente nisso, não querendo dizer que ele é lésbico nem que ela é gay, até porque isso é impossivel. São simplesmente pessoas heterossexuais.
Para além disto, o homem estava a defender a sua ideia de ser cowboy, que pelos vistos é simplesmente agir como um cowboy. Ele estava a explicar o porquê de ser um verdadeiro cowboy. A mulher disse que era lésbica e que pensava sempre em mulheres, mas não disse desde quando, muito menos que sempre tivesse sido.
Então, daqui concluo que o homem tenha confundido as razões por ela ter dito que era lésbica ou até tenha confundido o que ela queria dizer com aquilo, ela estava semplesmente a constatar o facto de a sua orientação sexual ser homo.
Não sei se me fiz explicar bem.

Mariana Tavares nº17 10ºA

Daniela disse...

O pensamento do cowboy está errado, pois este altera a sua opinião consoante o que diz a rapariga. Ou seja, ele não devia alterar a sua opinião, pois pode consolidar uma coisa com a outra, ser cowboy e gostar de mulheres.
Daniela 10ºA

Inês Mouta 10ºD disse...

O velho cowboy afirma ser um verdadeiro cowboy porque no seu dia a dia o demonstra com as suas acçoes.
E quando se depara com as declaraçoes da mulher chega a conclusao que tem os mesmos ''sintomas'' ou seja pelo raciocinio da mulher ele tambem, seria lesbica (hetero é a expressao adequada).

Inês Mouta 10ºD disse...

O qe esta de errado no pensamento do cowboy e ele seguir o raciocinio da mulher ou seja que ele, cowboy, é mulher.

Carla Duarte disse...

O velho cowboy tomou como verdadeira a afirmação que a mulher que se sentou a seu lado pois desconhecia o significado da palavra lésbica.
lésbica e toda a mulher que gosta de outra mulher.
um homem que gosta de mulheres designa-se de heterossexual.

Carolina Silva nº8 10ºA disse...

O cowboy diz e acha que é cowboy, porque toda a sua vida pensou e fez o que era e que o tornasse assim.
A lésbica disse que era assim, porque estar sempre a pensar sempre em mulheres.
Então o cowboy chega à conclusão de que se a lésbica é assim por estar sempre a pensar em mulheres, então ele também é porque pensa no mesmo que ela.

Unknown disse...

No meu entender, este cowboy é um pouco ignorante..pois este,pensou que era lésbica, porque se enquadrou na definição de lésbica que a mulher lhe transmitiu; o erro da conclusão do cowboy,tem a ver com o facto de ele desconhecer a definição de lesbica, que é o amor entre duas pessoas do sexo feminino. Ele na sua ignorância, e por gostar de mulheres achou que era lesbica.


Márcia Almeida nº13 10ºC

Carolina Almeida, nº9, 10ºC disse...

Penso que o que esta de errado no raciocinio do velho cowboy é o facto de ele pensar que ser lesbica é uma pessoa que passa a vida a pensar em mulheres apenas, nao percebendo tambem que essa palavra é aplicada apenas a mulheres que se sentem atraidas apenas por mulheres. A mulher ao dizer-lhe que era lesbica por pensar em mulheres o dia todo, ele la deveria pensar em mulheres o dia todo e entoa tambem achou que seria lesbica tal como a mulher.

Anónimo disse...

o Cowboy é em parte ignorante , pois desconhece algum vocabulario e intrepetou mal o que ela realmente esta a referir-se, ou seja ela estava a dizer que era lesbica, e apresentou-lhe o que sentia , este como tambem gosta de mulheres viu que tinha as mesmas caracteristicas e pensou que fosse lesbica , mas no entanto ele é heterossexual.
ana cruz nº1 10ºc

Anónimo disse...

o cowboy pensava que era um verdadeiro cowboy, mas ao ouvir aquela mulher a dizer que era lésbica porque pensava em mulheres todos os dias, o cowboy chegou à conclusão que também era. Isto mostra a falta de conhecimento sobre o conceito lésbica.

Ana rita Almeida nº2 10ºC

Luís Ramos disse...

eu acho que para o velho cowboy ele tinha sido sempre cowboy porque tinha andado a tratar de cavalos toda a sua vida...

CAROLINA SILVA Nº8 10ºC disse...

O cowboy diz e acha que é cowboy, porque toda a sua vida pensou e fez o que era e que o tornasse assim.
A lésbica disse que era assim, porque estar sempre a pensar sempre em mulheres.
Então o cowboy chega à conclusão de que se a lésbica é assim por estar sempre a pensar em mulheres, então ele também é porque pensa no mesmo que ela.