O leitor tem várias crenças. Mas quais das suas
crenças é conhecimento, se é que alguma o é?
O que é o conhecimento?
O conhecimento não é mera crença. Se o leitor
acreditar e afirmar que sabe algo e alguém acreditar e afirmar que sabe o
oposto, então pelo menos um de vós tem de estar enganado. Quando duas pessoas
acreditam em coisas contraditórias não podem ambas saber aquilo que
afirmam saber. Pois uma das duas crenças tem de ser falsa. Acreditar meramente
em algo, não importa quão ardentemente, não faz disso uma verdade. Para que se
saiba algo, não temos somente de acreditar nisso; isso também tem de ser
verdade. Mas será isto tudo o que é requerido? É o conhecimento mera crença
verdadeira?
Suponha-se que alguém aposta regularmente em cavalos.
Ele tenta sempre apostar em vencedores, mas raramente o faz. Contudo, está tão
cheio de ilusória autoconfiança que sempre que faz uma aposta acredita
ardentemente que o seu cavalo vai ganhar. Nas raras ocasiões em que o cavalo
ganha, saberia o apostador que o cavalo dele iria ganhar? Claro que não. Ele
poderia sentir-se completamente confiante, mas isso é outra história. Para se
saber algo, não se pode apenas adivinhá-lo, mesmo que se acerte, e não o
sabemos por maior que seja a confiança que depositamos no nosso palpite. Assim,
que mais é necessário para o conhecimento, além da crença verdadeira?
Não será ter provas a resposta? Isto é, para o leitor
ter conhecimento não precisará de estar conectado com a verdade daquilo em que
acredita através das provas ou razões que tem para acreditar nisso? E não terão
essas razões ou provas de ser adequadas para justificar a sua crença? O que
torna implausível dizer que o apostador tem conhecimento mesmo que aposte num
cavalo vencedor é que ele não tem boas razões ou provas para pensar que o
cavalo em que ele aposta irá ganhar. Em vez disso, o apostador ganha por sorte.
Mas o que é que são provas? Quando são as provas
adequadas? Estas são perguntas difíceis. Para não nos desviarmos do nosso
problema, pressuponha-se para efeitos de discussão que sabemos o que faz de um
pedaço de informação uma prova a favor de uma certa crença. Pressuponha-se
também que sabemos qual a quantidade de provas necessárias para sustentar
adequadamente uma crença. E ao pressupor que sabemos esta última coisa, não
elevemos demasiado as nossas exigências. Em vez de pressupor que para as provas
serem adequados para o conhecimento terão de estabelecer conclusivamente
a verdade da crença que suportam, pressuponha-se que as provas são adequadas
quando tornam, nas circunstâncias em que existem, a verdade de uma crença mais
provável do que o seu contrário. Se estes pressupostos estiverem
errados, podemos sempre reformulá-los mais tarde. Aceitando-os por agora irá
simplificar as questões e ajudar-nos a manter-nos na direcção certa.
Retirado do livro Sabedoria
Sem Respostas (Lisboa: Temas e Debates, 2004)
TAREFA: Explicite a noção de conhecimento expressa no
texto. (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)
18 comentários:
Este texto diz que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Carolina Almeida nº4 11ºD
A noção de conhecimento expressa no texto é a definição tripartida de Platão, são as condições que segundo ele eram ambas necessárias e suficientes, uma crença para ser conhecimento tinha de ser uma crença verdadeira justificada.
Francisca Silva
nº 9 / 11º D
O texto presentado afirma que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Susana Valério 11ºD nº19
O texto acima apresentado afirma que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada, as três condições necessárias para que uma proposição seja conhecida são, o termos que acreditar nela, tem de ser verdadeira e tem de estar justificada, e separadamenten nenhuma destas condições é sufeciente para o conhecimento, mas se juntarmos essas tres condiçoes obtemos a definiçao de conhecimento ou definição tripartida de conhecimento, ou seja, uma condição necessária e sufeciente para ter conhecimento é ter uma crença verdadeira justificada.
Sónia Ribeiro 11ºD Nº18
no texto apresentação define o conhecimento como sendo uma crença que para elém de ser verdadeira tem que ser justificada.
assinado catarina silva nº5 11º D
A noção de conhecimento apresentado no texto é que o conhecimento e uma crença verdadeira justificada.
Pedro Silva nº14 11ºD
O texto acima diz-nos que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada, uma vez que tem as três condições necessárias para que uma proposição seja conhecida. Temos de acreditar na proposição,tem de ser verdadeira, e tem de estar justificada. Como vimos, nenhuma destas condições é suficiente para o conhecimento quando separadas.
Tânia Costa 11ºD nº20
O texto apresentado acaba por concluir que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada, ou seja, basta ter uma crença verdadeira justificada para ter conhecimento.
Fábio Laranjeira Nº7 11ºD
O texto que nos é apresentado mostra-nos que todo o conhecimento adquirido é uma crença verdadeira justificada. Também nos diz que todas a crenças que nos temos têm que ser verdadeiras e justificadas.
Cristina Duarte nº6 11ºD
Este texto diz-nos que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada e tem de ter três condições necessárias para que uma proposição seja conhecida. Em 1º lugar Temos de acreditar na proposição 2º lugar tem de ser verdadeira e em 3º lugar tem de estar justificada. Como vimos, nenhuma destas condições é suficiente para o conhecimento quando separadas. Sílvia Sousa nº15
Através do texto podemos concluir que para termos uma definição de conhecimento são necessárias três condições que não podem ocorrer separadamente, como: temos que acreditar numa proposição; essa proposição tem de ser verdadeira e tem de estar justificada.
Andreia Santos 11ºD
O texto apresentado mostra-nos que o conhecimento não é uma mera crença, ou por ser verdade um palpite que tivemos não significa que temos conhecimento, é apenas sorte.
São necessárias três condições para haver conhecimento, acreditar em determinada crença, ser verdadeira e ser devidamente justificada.
Flávia Santos nº8 11ºD
Podemos concluir que para termos uma definição de conhecimento são precisas três condições que têm que ocorrer simultâneamente: acreditar em determinada crença, ser verdadeira e ser devidamente justificada.
Inês Ferreira 11ºD nº10
A noção de conhecimento que está retratada no texto é a noção de que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Sílvia Marques 11ºD nº16
A noção do conhecimento presente no texto é uma crença verdadeira justificada.
Sofia Rodrigues nº17 11ºD
No texto é defendido que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Ana Beatriz nº1 / 11º D
A noção de conhecimento apresentada no texto é que o conhecimento e uma crença verdadeira justificada.
Mariana Pereira nº12 11ºD
No texto podemos concluir que o que é defendido é uma crença verdadeira justificada.
Ângela Correia nº3 11ºD
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