sábado, 5 de janeiro de 2013

CONHECIMENTO



O leitor tem várias crenças. Mas quais das suas crenças é conhecimento, se é que alguma o é?
O que é o conhecimento?
O conhecimento não é mera crença. Se o leitor acreditar e afirmar que sabe algo e alguém acreditar e afirmar que sabe o oposto, então pelo menos um de vós tem de estar enganado. Quando duas pessoas acreditam em coisas contraditórias não podem ambas saber aquilo que afirmam saber. Pois uma das duas crenças tem de ser falsa. Acreditar meramente em algo, não importa quão ardentemente, não faz disso uma verdade. Para que se saiba algo, não temos somente de acreditar nisso; isso também tem de ser verdade. Mas será isto tudo o que é requerido? É o conhecimento mera crença verdadeira?

Suponha-se que alguém aposta regularmente em cavalos. Ele tenta sempre apostar em vencedores, mas raramente o faz. Contudo, está tão cheio de ilusória autoconfiança que sempre que faz uma aposta acredita ardentemente que o seu cavalo vai ganhar. Nas raras ocasiões em que o cavalo ganha, saberia o apostador que o cavalo dele iria ganhar? Claro que não. Ele poderia sentir-se completamente confiante, mas isso é outra história. Para se saber algo, não se pode apenas adivinhá-lo, mesmo que se acerte, e não o sabemos por maior que seja a confiança que depositamos no nosso palpite. Assim, que mais é necessário para o conhecimento, além da crença verdadeira?
Não será ter provas a resposta? Isto é, para o leitor ter conhecimento não precisará de estar conectado com a verdade daquilo em que acredita através das provas ou razões que tem para acreditar nisso? E não terão essas razões ou provas de ser adequadas para justificar a sua crença? O que torna implausível dizer que o apostador tem conhecimento mesmo que aposte num cavalo vencedor é que ele não tem boas razões ou provas para pensar que o cavalo em que ele aposta irá ganhar. Em vez disso, o apostador ganha por sorte.
Mas o que é que são provas? Quando são as provas adequadas? Estas são perguntas difíceis. Para não nos desviarmos do nosso problema, pressuponha-se para efeitos de discussão que sabemos o que faz de um pedaço de informação uma prova a favor de uma certa crença. Pressuponha-se também que sabemos qual a quantidade de provas necessárias para sustentar adequadamente uma crença. E ao pressupor que sabemos esta última coisa, não elevemos demasiado as nossas exigências. Em vez de pressupor que para as provas serem adequados para o conhecimento terão de estabelecer conclusivamente a verdade da crença que suportam, pressuponha-se que as provas são adequadas quando tornam, nas circunstâncias em que existem, a verdade de uma crença mais provável do que o seu contrário. Se estes pressupostos estiverem errados, podemos sempre reformulá-los mais tarde. Aceitando-os por agora irá simplificar as questões e ajudar-nos a manter-nos na direcção certa.
Retirado do livro Sabedoria Sem Respostas (Lisboa: Temas e Debates, 2004)
TAREFA: Explicite a noção de conhecimento expressa no texto. (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários.)

18 comentários:

Anónimo disse...

Este texto diz que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Carolina Almeida nº4 11ºD

Anónimo disse...

A noção de conhecimento expressa no texto é a definição tripartida de Platão, são as condições que segundo ele eram ambas necessárias e suficientes, uma crença para ser conhecimento tinha de ser uma crença verdadeira justificada.

Francisca Silva
nº 9 / 11º D

Anónimo disse...

O texto presentado afirma que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.

Susana Valério 11ºD nº19

Anónimo disse...

O texto acima apresentado afirma que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada, as três condições necessárias para que uma proposição seja conhecida são, o termos que acreditar nela, tem de ser verdadeira e tem de estar justificada, e separadamenten nenhuma destas condições é sufeciente para o conhecimento, mas se juntarmos essas tres condiçoes obtemos a definiçao de conhecimento ou definição tripartida de conhecimento, ou seja, uma condição necessária e sufeciente para ter conhecimento é ter uma crença verdadeira justificada.

Sónia Ribeiro 11ºD Nº18

Anónimo disse...

no texto apresentação define o conhecimento como sendo uma crença que para elém de ser verdadeira tem que ser justificada.

assinado catarina silva nº5 11º D

Anónimo disse...

A noção de conhecimento apresentado no texto é que o conhecimento e uma crença verdadeira justificada.
Pedro Silva nº14 11ºD

Anónimo disse...

O texto acima diz-nos que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada, uma vez que tem as três condições necessárias para que uma proposição seja conhecida. Temos de acreditar na proposição,tem de ser verdadeira, e tem de estar justificada. Como vimos, nenhuma destas condições é suficiente para o conhecimento quando separadas.
Tânia Costa 11ºD nº20

Fábio Martins disse...

O texto apresentado acaba por concluir que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada, ou seja, basta ter uma crença verdadeira justificada para ter conhecimento.


Fábio Laranjeira Nº7 11ºD

Anónimo disse...

O texto que nos é apresentado mostra-nos que todo o conhecimento adquirido é uma crença verdadeira justificada. Também nos diz que todas a crenças que nos temos têm que ser verdadeiras e justificadas.

Cristina Duarte nº6 11ºD

silvia disse...

Este texto diz-nos que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada e tem de ter três condições necessárias para que uma proposição seja conhecida. Em 1º lugar Temos de acreditar na proposição 2º lugar tem de ser verdadeira e em 3º lugar tem de estar justificada. Como vimos, nenhuma destas condições é suficiente para o conhecimento quando separadas. Sílvia Sousa nº15

Anónimo disse...

Através do texto podemos concluir que para termos uma definição de conhecimento são necessárias três condições que não podem ocorrer separadamente, como: temos que acreditar numa proposição; essa proposição tem de ser verdadeira e tem de estar justificada.

Andreia Santos 11ºD

Anónimo disse...

O texto apresentado mostra-nos que o conhecimento não é uma mera crença, ou por ser verdade um palpite que tivemos não significa que temos conhecimento, é apenas sorte.
São necessárias três condições para haver conhecimento, acreditar em determinada crença, ser verdadeira e ser devidamente justificada.
Flávia Santos nº8 11ºD

Anónimo disse...

Podemos concluir que para termos uma definição de conhecimento são precisas três condições que têm que ocorrer simultâneamente: acreditar em determinada crença, ser verdadeira e ser devidamente justificada.

Inês Ferreira 11ºD nº10

Anónimo disse...

A noção de conhecimento que está retratada no texto é a noção de que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.

Sílvia Marques 11ºD nº16

Anónimo disse...

A noção do conhecimento presente no texto é uma crença verdadeira justificada.

Sofia Rodrigues nº17 11ºD

Anónimo disse...

No texto é defendido que o conhecimento é uma crença verdadeira justificada.

Ana Beatriz nº1 / 11º D

Anónimo disse...

A noção de conhecimento apresentada no texto é que o conhecimento e uma crença verdadeira justificada.
Mariana Pereira nº12 11ºD

Anónimo disse...

No texto podemos concluir que o que é defendido é uma crença verdadeira justificada.
Ângela Correia nº3 11ºD