terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONHECIMENTO A PRIORI



O conhecimento a posteriori e a priori são modalidades epistémicas. Uma proposição é conhecível a priori se, e só se, pode ser conhecida sem o concurso da experiência empírica. Assim, 2 + 2 = 4 é uma proposição conhecível a priori porque posso conhecê-la recorrendo unicamente ao pensamento. Mas para saber que a água é H2O tenho de me socorrer da experiência empírica – não posso fazê-lo recorrendo unicamente ao pensamento. Dada a definição de analiticidade, é fácil perceber que todas as frases analíticas exprime proposições conhecíveis a priori. Pois se para saber o valor de verdade de uma frase analítica basta reflectir sobre o significado das palavras e a sintaxe da frase, isso significa que não é necessário recorrer à experiência empírica para identificar como verdadeira a proposição expressa.

Todo o conhecimento proposicional é uma relação entre um agente cognitivo e uma proposição que é por ele conhecida. Logo, também o conhecimento a priori é uma relação entre um agente cognitivo e uma proposição que é por ele conhecida. Assim, um modo mais rigoroso de definir conhecimento a priori é o seguinte:
·         Uma dada proposição é conhecível a priori por um dado agente cognitivo se, e só se, esse agente conhecer essa proposição sem recorrer à experiência empírica
Posto isto, considere-se as seguintes duas frases:
1)    Se Sócrates era um ser humano, era um ser humano.
2)    Sócrates era mais pesado do que Platão.
Os recursos envolvidos para poder conhecer o valor de verdade destas frases diferem substancialmente. No primeiro caso, basta raciocinar; no segundo, é preciso recolher informações históricas sobre Sócrates e Platão. No primeiro caso, o agente cognitivo limita-se a pensar; no segundo, é preciso consultar documentos, testemunhos e estudos.
No entanto, para que alguém saiba que a primeira frase é verdadeira tem de compreender as palavras que nela ocorrem. Se um polícia chinês que nada saiba de português for confrontado com uma inscrição desta frase num bloco de notas de um presumível assassino, terá de consultar dicionários e gramáticas, ou falar com pessoas que saibam português. Só depois desta actividade empírica poderá o polícia chinês perceber que a frase é verdadeira. Todavia, isto não impede a frase 1 que exprime uma verdade lógica elementar, de ser conhecível a priori.
O conhecimento do significado das palavras, apesar de claramente empírico, não torna a frase 1 unicamente conhecível a posteriori. Continua a existir uma diferença crucial entre o tipo de experiência necessário para determinar o valor de verdade das frases 1 e 2. O conhecimento necessário para determinar o valor de verdade da frase 1 é meramente linguístico; o conhecimento necessário para determinar o valor de verdade da frase 2 é extralinguístico.
A experiência empírica necessária para compreender o significado das palavras não conta. Esta decisão não é arbitrária. Para determinar o valor de verdade de qualquer frase, seja ela qual for, é necessário ter um conhecimento do que terá de ser empírico, do significado das palavras envolvidas. Logo, se não aceitássemos a nossa decisão, a categoria do conhecimento a priori ficaria vazia. No entanto, é óbvio que há uma diferença substancial entre saber que se Sócrates era mortal, era mortal e saber que Sócrates era mais pesado do que Platão. No primeiro caso não temos de possuir qualquer informação factual além da linguística; no segundo, a informação linguística, só por si, não é suficiente para determinar o valor de verdade da frase. Logo, há uma distinção que deve ser mantida e que corresponde à divisão tradicional entre conhecimento a priori e conhecimento a posteriori.
Há uma excepção adicional. As verdades da aritmética e da lógica são, tipicamente, susceptíveis de serem conhecidas a priori. No entanto, podemos ser incapazes de determinar por puro raciocínio que uma fórmula como {(p v q) [(p → r) (q → r]} → r é logicamente verdadeira. Para determinar o valor de verdade desta fórmula, podemos ter de fazer uma tabela de verdade. Todavia, o conhecimento assim obtido é ainda a priori. Fazer uma tabela de verdade é uma mera extensão da capacidade de cálculo; nada diz sobre o mundo para além da tabela de verdade. Apesar de podermos ter de recorrer a papel e lápis para realizar alguns cálculos complexos, como equações ou fórmulas lógicas complexas, o resultado é conhecido a priori.
MURCHO, Desidério, Essencialismo Naturalizado Aspectos da Metafísica da Modalidade, 2002. Coimbra: Angelus Novus, pp. 20-22
TAREFA: Distingue conhecimento a priori de conhecimento a posteriori. (Deixa a tua resposta na caixa dos comentários)

20 comentários:

Anónimo disse...

Susana Valério 11ºD nº19

Um conhecimento "a priori" é originado na experiência, mas não dependente dela, já um conhecimento "a posteriori" é a própria experiência agindo.

Anónimo disse...

o conhecimento "a priori" e conhecido atraves do conhecimento em si.Já o conhecimento a posteriori tenho que recorer a experiencia para saber o resultado de algo por exemplo para sabermos que a água é H2O existiram cientistas que andaram a realizar experiencias para saber que a aágua era H2O.

Cristina Duarte nº6

Anónimo disse...

O que distingue o conhecimento "a priori" do conhecimento "a posteriori" é que o primeiro recorre unicamente à razão e no segundo recorre à experiência.


Carolina Almeida nº4 10ºD

silvia disse...

Neste Texo podes-mos distinguir duas ideias. Existem dois tipos de pensamento, temos o pensamento "a priori" é quando conhecemos algo sem recorrer à experiencia e temos o pensamento "a postriori" que é quando conhecemos algom recorrendo exclusivamente a experiência.
Sílva Sousa nº15 11ºD

silvia disse...

Neste Texo podes-mos distinguir duas ideias. Existem dois tipos de pensamento, temos o pensamento "a priori" é quando conhecemos algo sem recorrer à experiencia e temos o pensamento "a postriori" que é quando conhecemos algom recorrendo exclusivamente a experiência.
Sílva Sousa nº15 11ºD

Anónimo disse...

No texto falam-nos da diferença entre o conhecimento "a priori" e do conhecimento "a posteriori", o primeiro - "a priori" - é predisposto da experiência, no entanto não depende de tal fonte, a base deste conhecimento é o pensamento (o raciocínio); o segundo - "a posteriori" baseia-se na experiência empírica (cálculos, experiências físicas, entre outros).

Francisca Silva
nº 9 / 11º D

Anónimo disse...

Conhecer algo a 'priori' é quando conhecemos algo sem recorrer á experiência. Por exemplo, para saber que a adição de 502 com 12 dá 514 não precisamos de recorrer á experiência, mas para saber que a neve é branca temos de recorrer á experiência. Conhecemos algo a 'posteriori' quando o conhecemos recondendo á experiencia.

Sónia Ribeiro 11ºD Nº18

Anónimo disse...

temos dois tipos de conhecimento o conhecimento á "priori " que é quando recorremos exclusivamente ao pensamento e o conhecimento á "psteriori" que é quando recorremos exclusivamente á experiencia
assinado Catarina siva nº5 11ºD

Anónimo disse...

Um conhecimento a priori é o tipo de conhecimento por pensamento, ou razão. Enquanto que o conhecimento a posteriori é o tipo de conhecimento em que para sabermos algo temos de ter tido essa experiência.
Tânia Costa 11ºD nº20

Anónimo disse...

Um conhecimento "a priori" e quando recorremos apenas ao pensamento e um conhecimento " a posteriori" e quando recorremos a experiência.

Pedro Silva nº14 11ºD

Fábio Martins disse...

O pensamento "a priori" recorre únicamente ao pensamento ou razão, já o pensamento "a posteriori" recorre à experiência ou aos nossos sentidos.

Fábio Martins disse...

Fábio Martins Laranjeira Nº7 11ºD

Anónimo disse...

Conhecimento à priori é o conhecimento determinado recorrendo unicamente ao pensamento ou seja, é independente da experiência.
Conhecimento à posteriori é o conhecimento determinado através da experiência.

Andreia Santos 11ºD

Anónimo disse...

Um conhecimento é "a priori" quando apesar da experência, recorremos ao pensamento.
Um conhecimento é "a posteriori" quando se sabe o conhecimento apenas através da experiência.
Flávia Santos nº8 11ºD

Anónimo disse...

O conhecimento "a priori" é quando recorremos apenas ao pensamento; o conhecimento " a posteriori" é quando recorremos à experiência.


Inês Ferreira 11ºD nº10

Anónimo disse...

Conhecemos algo "a priori" quando recorremos apenas ao pensamento e conhecemos algo "a posteriori" quando recorremos à experiencia

Sílvia Marques nº16 11ºD

Anónimo disse...

O conhecimento "à priori" provém da experiência no entanto não depende de tal fonte, a base deste conhecimento é o pensamento. O conhecimento "à posterior" baseia-se na experiência empirica. O texto apresenta-nos estes dois tipos de conhecimento.

Anónimo disse...

Conhecer algo "a priori" é conhecer algo apenas através do pensamento, e conhecer algo "a posteriori" é conhecer algo através da experiência.

Ana Beatriz nº1 / 11ºD

Anónimo disse...

Conhecer algo "a priori" é conhecer algo apenas através do pensamento, e conhecer algo "a posteriori" é conhecer algo através da experiência.
Mariana Pereira nº12 11ºD

Anónimo disse...

Um conhecimento "a priori" é um conhecimento baseado na razão e no pensamento.
Um conhecimento "a posteriori" é um conhecimento baseado unicamente na experiência.
Ângela Correia nº3 11ºD